Ipem realiza plantão para aferir taxímetro em Botucatu

Verificações são na avenida José Ítalo Bacchi, no bairro Jardim Aeroporto

Os taxistas de Botucatu (100 quilômetros de Bauru) já podem consultar no site do Ipem-SP (http://www.ipem.sp.gov.br) as datas dos plantões de verificação de taxímetro, voltados especificamente àqueles que precisam validar o instrumento após mudança de veículo, troca ou reparo. A próxima ação está programada para acontecer nesta quinta-feira (3), a partir das 9h, sendo o ponto de partida na avenida José Ítalo Bacchi, no bairro de Jardim Aeroporto.

A verificação anual é obrigatória a todas as categorias de táxi. Durante os plantões, somente os taxistas que precisam validar o instrumento após mudança de veículo, troca ou reparo do taxímetro devem comparecer. Os taxistas autuados por trafegar com o taxímetro irregular têm dez dias para apresentar defesa ao órgão. As multas podem variar de R$ 500 a R$ 5.000 mil, dobrando na reincidência. Para agendar o atendimento é necessário acessar o site do Ipem-SP e emitir a Guia de Recolhimento da União (GRU) para o pagamento da taxa de verificação. Sem o agendamento online e a taxa quitada, o atendimento não é realizado.

Na data da verificação, o taxista ou responsável pelo veículo deve apresentar os seguintes documentos: alvará de estacionamento fornecido pela prefeitura; certificado de propriedade do veículo; certificado de verificação do Ipem-SP, referente ao último exercício; GRU quitada; comprovante de endereço; guia de serviço fornecida por oficina credenciada pelo Ipem. Para identificar se o taxímetro foi verificado pelo Ipem, o consumidor deve observar a existência do lacre amarelo, que impede o acesso à regulagem do aparelho, e do selo do Inmetro com a frase “verificado até 2017”.

(Fonte: JC Net)