Inspeção veicular gratuita será realizada em praça

No próximo dia 05 de julho, no período das 9 às 17 horas, as Secretaria de Mobilidade Urbana (Semutran) e Meio Ambiente realizarão em parceria com o Grupo de Oficinas Mecânicas de Botucatu a 6ª Edição da Inspeção Veicular Gratuita, na Praça Pedro Torres – Largo da Catedral em frente a Escola “Cardosinho”. 

 
Além dessa inspeção também está programada das 10 às 12 horas a feirinha de adoção de animais da Associação Protetora do Animais (APA) Botucatu e da 09 às 13 horas os exames gratuitos de glicemia pela Associação Botucatuense de Assistência ao Diabético (ABAD)

Os proprietários podem levar seus veículos para realizar diagnósticos gratuitos em diversos itens de segurança, como sistema de freios e suspensão, alinhamento, luzes, bateria e alternador, além da análise da emissão de poluentes. Todos os veículos aprovados receberão o selo que será afixado no pára-brisa.


A iniciativa visa auxiliar os motoristas na avaliação de seus veículos e evitando problemas com multas e acidentes provocados pela falta de cuidados com os automóveis, durante viagens ou passeios. Nas linhas de inspeção, os condutores têm acesso a uma série de diagnósticos gratuitos, que permitem conhecer melhor as reais condições de uso de seus carros. A partir da avaliação feita por profissionais especializados, o motorista é orientado sobre as manutenções que eventualmente precise realizar para garantir um uso mais seguro de seu veículo no dia a dia.

Ao passar pela linha de inspeção o motorista recebe ainda um relatório com a análise de emissão de poluentes do veículo, contendo a quantidade de gás carbônico (CO2) que o mesmo lança na atmosfera, em comparação com a quantidade adequada, levando-se em conta modelo, ano e combustível que utiliza. Apresenta também os resultados dos demais itens analisados e o técnico as possíveis soluções para o problema, regulagens ou reparos necessários.

O secretário municipal de Mobilidade Urbana, Vicente Ferraudo, ressalta a importância da realização do evento, promovido em Botucatu desde 2010. “Essa inspeção é muito importante, pois agora é um período de férias e as pessoas necessitam estar com seus veículos em condições normais de uso para segurança no trânsito. Além disso, se o carro não estiver em condições normais, estará poluindo o meio ambiente e consumindo mais combustível. Vale ressaltar ainda que esse serviço é gratuito”, destaca o secretário.