Inspeção veicular faz avaliação em 115 automóveis

A inspeção veicular promovida neste final de semana, em frente à Emef. Dr. Cardoso de Almeida (Cardosinho), pelas secretarias de Mobilidade Urbana (Semutran) e de Meio Ambiente de Botucatu, contando com a participação voluntária de várias oficinas mecânicas, contabilizou o atendimento a 115 veículos.

Na ocasião pode ser feita a checagem da emissão dos gases poluentes CO (gás carbônico) e HC (hidrocarbonetos) destes veículos. Além disso foram inspecionados outros itens como: pneus, bateria, alternador, extintor de incêndio, luzes e freios, além de possíveis vazamentos de fluídos, entre outros sistemas de funcionamento de cada veículo. Os carros aprovados receberam selo no para-brisa.

Também participaram do evento voluntários da Associação Botucatuense de Assistência ao Diabético (Abad), com a realização de exames gratuitos de glicemia e pressão arterial, e da Associação de Proteção aos Animais (APA), com a tradicional “feirinha” de adoção de animais e orientações sobre saúde de cães e gatos.

A inspeção veicular é promovida pela Prefeitura de Botucatu desde 2009. Quando há algo de errado com o veículo, o motorista é orientado a procurar uma oficina de sua confiança para solucionar o problema. Dessa maneira, os carros inspecionados adquirem maior segurança para transitarem no Município.

A ação faz parte do programa Botucatu Ar + Puro e da “Década de Ação para a Segurança Viária”, campanha iniciada em 2011 pela Organização das Nações Unidas (ONU), e aderida pelo Município, com propósito de reduzir em 50% o número de feridos e mortes causadas no trânsito.