Iniciada implantação de lixeiras e placas em canteiros

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente iniciou na manhã desta segunda-feira (22) a colocação de lixeiras nas principais vias de circulação da Cidade. Nesta primeira etapa serão instaladas 100 lixeiras com a finalidade atender as pessoas que circulam pelas calçadas. Serão colocadas em média duas lixeiras por quarteirão e próximas aos pontos de ônibus e praças. O primeiro local contemplado é a Avenida Dom Lúcio.

O secretário do Meio Ambiente, Layre Colino Júnior, explica que em breve o projeto se estenderá para mais vias estratégicas da Cidade que possuem grande circulação de pessoas e a limpeza dos locais ficará a cargo do departamento de limpeza pública do Município.

“O projeto prevê a instalação de mil lixeiras nas principais vias de circulação da cidade. O nosso principal objetivo é manter as calçadas limpas. Para isso também contamos com a colaboração da população”, ressalta.

Na última semana, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente também deu início a instalação de placas educativas nos canteiros centrais das avenidas com o objetivo de conscientizar a população para a preservação das plantas e para não jogar lixo nestes locais.

Segundo Juliana De Lucca, chefe da divisão de gestão de educação ambiental, já foram instalados quatro tipos de placas nas avenidas Dante Delmanto e Leonardo Villas Boas com as frases “A natureza melhora a qualidade de vida. Preserve-a”; “Flores deixam a cidade mais bonita. Não as destrua!”; “Este jardim é seu. Cuide bem dele!”; “Preservar este canteiro é papel de todos nós!” e “Não pise nas plantas. A natureza agradece”.

“As placas foram colocadas a pedido da própria população que mora nas proximidades dos canteiros centrais já que eles ficavam sujos, pois alguns comerciantes colocavam lixo nestes locais. Com a intenção de conscientizar a população também realizamos a entrega de panfletos educativos nas lojas do comércio e nas residências próximas dos locais”, explica. Ainda de acordo com De Lucca, as próximas vias a serem contempladas com as placas são as avenidas Dom Lúcio e Professor Raphael Laurindo.

{n}Novo paisagismo {/n}

No final do mês de setembro também teve início o trabalho de paisagismo nas principais avenidas e ruas de Botucatu. As melhorias incluem a plantação de grama e diversos tipos de mudas nos canteiros centrais. Esse trabalho é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Transporte, que recentemente revitalizou a pintura destes canteiros.

As primeiras avenidas a serem contempladas foram a Leonardo Villas Boas, Camilo Mazoni e Deputado Dante Delmanto, na região Norte da Cidade. Até o final do ano, mais cinco importantes vias deverão ser beneficiadas com novo paisagismo: Professor Raphael Laurindo, Dom Lúcio, João Baptista Carnietto, Júlio Vaz de Carvalho e Rua Campos Salles (entrada da Cidade).
Além de deixar os principais trechos de Botucatu mais bonitos, outro objetivo do projeto é conscientizar a população que mora nas proximidades dos canteiros centrais restaurados a não jogar lixo nos mesmos, e se possível, ajudar na preservação do que foi plantado.

“Além de conscientizar os moradores, esperamos que eles, trabalhem conosco para manter as plantas nas melhores condições possíveis, muitas já foram roubadas e destruídas”, lamenta o secretário do Meio Ambiente, Layre Colino Júnior. Ele ainda destaca que todas essas ações fazem do programa Eco Botucatu lançado pela Secretaria de Meio Ambiente no mês de junho deste ano.