Iniciada a instalação de painéis em abrigos de ônibus

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semutran), deu início nesta segunda-feira (10) a instalação de painéis em abrigos de ônibus que trazem informações importantes aos usuários do transporte coletivo.
A ação, inédita na Cidade, atende um antigo desejo da população e integra o plano de melhorias para o setor que a administração municipal tem colocado em prática desde a implantação do novo sistema, em março de 2012, que acabou com o monopólio do serviço a partir da divisão de lotes que passaram a ser operados por duas empresas.

O primeiro abrigo a receber os painéis informativos está localizado em frente ao ginásio do Botucatu Tênis Clube (BTC), na Praça Pedro Torres. O usuário agora tem como saber quais são as linhas que passam naquele ponto; o itinerário completo de cada uma delas (ida e volta) mostrando as ruas que possuem paradas de ônibus, além do horário previsto para os ônibus passarem naquele ponto.

“Quanto a previsão de passagem pelo ponto, trata-se de uma estimativa baseada na média aferida através do monitoramento via GPS que está em implantação. Podem ocorrer variações em virtude das condições de tráfego e demanda de passageiros ao longo do dia. É um trabalho bastante complexo mas extremamente importante e necessário”, informa o diretor de trânsito, Henri de Oliveira Bento.

Diante da necessidade de estabelecer os horários ponto a ponto, a implantação dos painéis informativos ocorrerá de forma gradual. O corredor entre as avenidas Santana e Dom Lúcio é o primeiro a ser contemplado. A previsão é que dentro de 20 dias todos os abrigos metálicos instalados ao longo desse percurso já estejam adesivados com as informações.

A programação estabelecida pela Semutran prevê, na primeira etapa, atingir todos os 55 abrigos metálicos espalhados pela cidade. Depois será a vez dos mini terminais, outra novidade que a Prefeitura trouxe para oferecer mais conforto aos usuários do transporte coletivo. A última etapa contemplará os abrigos de concreto.