Horário de verão acaba à 0h do domingo, 21 de fevereiro

Depois de quatro meses, é hora de atrasar os relógios. O horário de verão teve início à meia-noite do dia 18 de outubro de 2015.

Quando seu relógio marcar zero hora da virada do sábado, 20, para o domingo, 21, você deve voltar os ponteiros para 23 horas, ou 11 da noite. As operadoras de celular costumam fazer essa alteração automaticamente.

Pela legislação, o horário de verão vigora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal.

Esta é a 40ª edição do horário de verão no país. A primeira vez ocorreu no verão de 1931/1932. O objetivo é estimular o uso racional e adequado da energia elétrica.

Depois de 126 dias, desde o início do horário especial, a CPFL Paulista, que atende 234 cidades no interior de São Paulo, registrou uma redução de 0,58% no consumo de energia em sua área de concessão e uma diminuição de 5,9% na demanda no horário de pico no período. O volume de energia economizado totalizou 63,880 mil MWh.

A concessionária informou que essa economia é suficiente para atender a duas cidades do porte de Botucatu por um período de aproximadamente 24 dias. A redução no consumo de energia é possível em razão do melhor aproveitamento da luz natural, já que essa defasagem de uma hora torna os dias “mais longos” e diminui o uso de iluminação artificial por residências, comércio e indústria.

(Com informações do JC Net)