Hoje é dia de Santana, Padroeira de Botucatu

Já está acontecendo a 18ª Festa de Santana, o mais tradicional evento de Botucatu. Nesta terça-feira, 26, em especial, é o dia da padroeira de Botucatu. Diversas atrações serão realizadas até o próximo domingo, 31, entre programação religiosa e festiva. As comemorações são feitas no Largo da Catedral. Confira:

Solenidade de Sant’Ana:
Terça-feira (26): 8h30 – Terço Meditado com a imagem peregrina, 10h – Missa Solene presidida por Dom Maurício Grotto de Camargo, Arcebispo Metropolitano.

festa-santanaJá nas atrações festivas, o horário de funcionamento da festa será de quinta e sexta-feira, das 19 às 23h30; e sábado e domingo das 11 às 23h30. Uma das novidades é a instalação de uma grande tenda com 3.500 metros quadrados de área (maior que a montada em 2015), 20 stands para exposição, 15 opções gastronômicas, além de atrações para as crianças. A área do evento é totalmente fechada e coberta, com piso de madeira e forração de carpete, além de estrutura com banheiros.

As atrações musicais terão início no dia 28 de julho, quinta-feira, às 20 horas, com show de samba raiz com Isaac Ferraz e Derico. No dia 29 de julho, sexta-feira, às 20 horas, subirão ao palco ABR3 e Kiko Zambianchi.

Dia 30 de julho, sábado, às 12h30, o grupo 4 do Sertão animará o Almoço com Paella Campeira. No mesmo dia, às 20h30, haverá um tributo a Tim Maia com Black in Rio. No dia 31 de julho, domingo, durante o Almoço Italiano, às 12h30, haverá show temático com Maurício Gasperini da consagrada banda Rádio Taxi. Para encerrar as festividades da padroeira de Botucatu, às 19h30, terá show com a banda Vox Dei da Catedral, e às 20h30, a animação ficará por conta das bandas Magazine e Kid Vinil.

Kiko Zambianchi: Divulgação
Kiko Zambianchi: Divulgação

A novidade principal é Kiko Zambianchi cantando ao lado dos botucatuenses da ABR3. Pedrinho Langona, vocalista da banda de Pop Rock conta os segundos para cantar ao lado do ídolo. “Já são quase 10 apresentações na Festa da Família, onde adoramos tocar para nossos conterrâneos, principalmente após esse novo formato. Teremos a participação do Kiko que será realmente sensacional, serão momentos de muita satisfação de todos do grupo tocar com esse ídolo”, afirma Langona.

Pedro e os demais integrantes da ABR3, André Nascimento e Rafael Basso também fazem parte do grupo 4 do Sertão, ao lado do cantor Luiz Guilherme, também de Botucatu. Nomeada como um Pop Sertanejo, a mistura traz o aspecto mais forte da festa em seu meio, o “espírito de família”. “Já são mais de 10 anos dividindo o palco com meus irmãos Rafael e André, e nesse segundo projeto contamos com o Luiz Guilherme, amigo de infância, companheiro de profissão, e que temos o prazer de agora trabalharmos juntos. É uma família cantando na Festa da Família”, completa.

O acesso à festa é gratuito, com mesas limitadas.

 

Foto Malu Ornelas
Foto Malu Ornelas

Santana – a avó de Jesus

Mulher nazarena que apesar de não ser mencionada nos Evangelhos, pela tradição da Igreja Católica seria a mãe da Virgem Maria e, portanto, avó materna de Jesus Cristo. De acordo com a tradição, era filha de Natã, sacerdote belemita, e de Maria, e foi a mais jovem de três irmãs bíblicas.

Suas outras irmãs mais velhas seriam Maria de Cleofas, mãe de Salomé, e Sobé, mãe de santa Isabel, que geraria são João Batista. Casou-se com são Joaquim e por muitos anos permaneceu estéril, só dando a luz a Maria em avançada.

Teria morrido pouco depois de apresentar Maria no Templo, consagrando-a a Deus, quando a filha contava apenas três anos de idade. Seu culto difundiu-se no Oriente, e no século VI o imperador Justiniano mandou erguer-lhe um templo em Constantinopla. Nos séculos seguintes a veneração expandiu-se também pela Europa

Em uma bula (1584) o papa Gregório XIII instituiu que sua festa seria comemorada no dia 26 de julho, mês que passou a ser denominado mês de sant’Ana. Venerada como padroeira das mulheres casadas, especialmente das grávidas, cujos partos torna rápidos e bem-sucedidos, é também protetora das viúvas, dos navegantes e marceneiros.

Fonte: Portal dos Anjos