HC divulga programa da Semana do Aleitamento

Começou no dia 1º e se prolonga até dia 08 de agosto,  a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), promovida pela WABA – World Alliance for Breastfeeding Action (Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno) simultaneamente, em 130 países.  Com o tema “Amamentação e Trabalho – para dar certo o compromisso é de todos”, a SMAM de 2015 quer ressaltar a importância de aumentar e manter o apoio, a promoção e a proteção à amamentação.

Durante essa semana, será realizada uma série de atividades em prol do Aleitamento Materno em diversas cidades brasileiras. A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), junto com as filiadas estaduais, programou palestras, ações de conscientização do público em geral, cursos de aperfeiçoamento para profissionais, entre outros eventos.

Com uma programação diferente dos anos anteriores, em 2015, o Banco de Leite “Marineuza Nunes de Souza”, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), sai às ruas da cidade para conscientizar toda a população sobre a importância da amamentação, a fim de divulgar a causa e, principalmente, informar sobre a Doação de Leite Materno.

No dia 1º de agosto, será realizada uma caminhada a favor do Aleitamento Materno, saindo da Praça Emílio Pedutti – no Centro -, às 10h, em parceria com alguns grupos de mães da cidade, para expor a real necessidade de amamentar e de doar o leite. No mesmo dia, será aberta, no Shopping Botucatu, a primeira exposição de fotos, que retrata o momento onde mãe e filho entram em sintonia no momento da amamentação

Durante a semana, na quarta-feira dia 05, às 10hs, será oferecida, também no Shopping, uma sessão de cinema para um público especial: mães e bebês. Na ocasião, o ambiente estará mais claro e o som, mais baixo, características importantes para que os pequenos para que as mamães e seus pequenos sintam-se mais confortáveis.

A Blitz do Aleitamento e da Doação de Leite será feita no dia 04, em frente à Catedral, a partir das 12 horas, para alertar os motoristas da cidade sobre a importância da amamentação e da Doação de Leite Humano, para que os bebês cresçam com saúde.

Para encerrar a semana, nos dias 06 e 07, será promovido, no Anfiteatro da Patologia do HCFMB, um curso de Sensibilização para o Aleitamento Materno, voltado para profissionais da área da saúde e alunos da Graduação e Pós Graduação de áreas afins. Este evento será oferecido em duas turmas: no dia 06, das 13h30 às 18h, e no dia 07, das 8h às 12h30.

Sobre a Semana Mundial de Aleitamento Materno

A Semana Mundial de Aleitamento Materno faz parte de uma história mundial focada na Sobrevivência, Proteção e Desenvolvimento da Criança. Desde sua criação, em 1948, a Organização Mundial de Saúde – OMS tem, entre suas ações, aquelas voltadas à saúde da criança, devido a grande preocupação com a mortalidade infantil. Em 1990, como resultado de um encontro organizado pela OMS e UNICEF, concebeu-se um documento adotado por organizações governamentais e não governamentais, assim como por defensores da amamentação de vários países, dentre eles, o Brasil.

O documento, chamado “Declaração de Innocenti”, apresentou quatro objetivos operacionais:

• Estabelecer um comitê nacional de coordenação da amamentação;
• Implementar os "10 passos para o sucesso da amamentação" em todas as maternidades;
• Implementar o Código Internacional de Comercialização dos Substitutos do Leite Materno e todas as resoluções relevantes da Assembléia Mundial de Saúde;
• Adotar legislação que proteja a mulher que amamenta no trabalho.

Com o objetivo de seguir os compromissos assumidos pelos países com a assinatura do documento, foi fundada, em 1991, a Aliança Mundial de Ação pró-Amamentação – WABA. Essa Organização criou, no ano de 1992, a Semana Mundial de Aleitamento Materno, para promover as metas da “Declaração de Innocenti”.

A Semana Mundial é considerada como veículo para promoção da amamentação. Ela ocorre em 130 Países e, oficialmente, é celebrada de 01 a 07 de agosto. A WABA define, a cada ano, um tema a ser trabalhado, lançando materiais que são traduzidos em 14 idiomas. Entretanto, a data e o tema podem ser adaptados em cada País, a fim de que seja obtido mais e melhores resultados do evento.

No Brasil, o Ministério da Saúde coordena a Semana Mundial de Aleitamento Materno desde 1999, sendo responsável pela adaptação do tema para o nosso País e elaboração e distribuição de cartaz e folder e com o apoio de Organismos Internacionais, Secretarias de Saúde Estaduais e Municipais, Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, Hospitais Amigos da Criança, Sociedades de Classe e ONGs. O Hospital das Clínicas apóia essa causa e, além disso, oferece uma sala exclusiva para as funcionárias que são doadoras de leite materno fazerem a ordenha.

Com dados da assessoria de imprensa