Grupo de Proteção Ambiental e Programa CEP Rural são destaques em revista

O Grupo de Proteção Ambiental (GPA), da Guarda Civil Municipal (GCM) de Botucatu, foi destaque de capa da última edição da revista Casa da Agricultura, órgão oficial do Governo do Estado de São Paulo. 

A equipe de reportagem do periódico esteve em Botucatu para entrevistar o prefeito João Cury Neto à respeito do sucesso do Programa de Acessibilidade Rural (CEP Rural), desenvolvido pela Guarda Civil Municipal (GCM) e Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI). 

A iniciativa garantiu a Botucatu a conquista do Prêmio Mario Covas, em 2012, na categoria “Inovação em Gestão Estadual”. Moradores da área rural do Município também foram ouvidos pela reportagem e expressaram opinião positiva sobre os benefícios alcançados pelo programa.

Ele prevê a instalação de placas padronizadas com o nome e código da propriedade rural. Com essas informações cadastradas e auxílio de GPS, serviços públicos como GCM (199) e Samu (192) podem atender a população do campo com mais agilidade sempre que acionadas.

A iniciativa atende uma antiga reivindicação apontada pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural. Afinal, quem reside em sítios e chácaras mais distantes do centro da Cidade carecia que casos de emergência, especialmente de segurança e saúde, fossem solucionados de maneira mais rápida.

“Temos cerca de 1.200 propriedades rurais cadastradas e destas, mais de 700 já receberam placas de identificação. Queremos, até o fim deste primeiro semestre, entregar o restante do material na região do Monte Alegre, Rubião Júnior e Faxinal”, detalha o inspetor do GPA, Carlos Eduardo Rodrigues de Paula.

“Toda equipe do Grupo de Proteção Ambiental está de parabéns. A matéria na revista da Casa da Agricultura é mais uma mostra que o projeto deu certo, se tornou referência a outros municípios, e principalmente, está ajudando no dia a dia da população que vive na zona rural”, destaca o secretário municipal de Segurança, Dr. Adjair de Campos.

Mais informações

Guarda Civil Municipal

Rua Victor Atti, 145 – Vila dos Lavradores

Telefones: 3882-0932 / 199 [gratuito]

(Ass. de Imprensa da Prefeitura)