Governador Alckmin inaugura oficialmente o Poupatempo

Na manhã desta sexta-fera (21) o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, esteve em Botucatu em uma visita de trabalho para inaugurar oficialmente as instalações do Poupatempo. Na comitiva do governador estiveram secretários de Estado, prefeitos e representantes políticos de diversas cidades da região, deputados, senador e autoridades municipais.

Antes da visita ao Poupatempo, sempre acompanhado do prefeito João Cury Neto, o governador vistoriou obras financiadas pelo estado em fase de construção como o Hospital Estadual e Parque Tecnológico. Após inaugurar o Poupatempo, Alckmin fez uma visita ? s obras do novo Fórum.

Outro compromisso na agenda do governador foi a assinatura do decreto regulamentar que tornou oficial a vinculação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (HCFMB), no Distrito de Rubião Júnior hospital, como autarquia da Secretaria de Estado da Saúde.

Depois dos discursos dos deputados Milton Flávio e Milton Casquel, o senador da República, Aloísio Nunes Ferreira, elogiou o trabalho político que vem sendo feito em benefício da região. Em seguida, o prefeito João Cury enfocou que o Poupatempo não irá beneficiar somente Botucatu, mas sim diversas cidades que fazem parte da região.

“O Poupatempo é uma conquista de toda região que terá ? disposição uma gama diversificada de serviços. O que se levava dias para ser feito será reduzido a horas e até a minutos. Além da facilitar a vida da população com agilidade na confecção de documentos, haverá maior estreitamento entre os municípios da região”, previu Cury.

Ele entende que a unidade irá conseguir atender a demanda a região. “Atualmente em pré-operação o Poupatempo estava atendendo de 400 pessoas por dia, mas a partir de hoje está capacitado para atender mais de 2 mil pessoas, em mais de 50 tipos diferentes serviços. Nós só temos a agradecer toda a atenção que o governo do estado tem dispensado a Botucatu”, frisou Cury.

Em seu discurso Alckmin salientou que Botucatu é a primeira cidade com menos de 200 mil habitantes que é contemplada com o Poupatempo. “Isso graças ao empenho do prefeito João Cury, que foi atrás dos interesses da cidade e com isso trouxe benefícios para toda região. E não é só isso. Temos aí o Fórum novo, Parque Tecnológico, mais R$ 6 milhões para aplicação nas estradas vicinais, Hospital Estadual, entre outras. Também temos o antigo prédio do Fórum que vai abrigar uma Pinacoteca e a previsão da instalação de uma clínica para atender a pessoas com dependência química”, enumerou o governador.

{n}O Poupatempo{/n}

Com capacidade para realizar 2,7 mil atendimentos por dia e cerca de 60 mil mensais, a mais nova unidade do Poupatempo deve atender mais de 240 mil habitantes residentes em Botucatu e mais 12 municípios vizinhos: Anhembi, Areiópolis, Bofete, Conchas, Itatinga, Pardinho, Pratânia, São Manuel, Laranjal Paulista, Porangaba, Pereiras e Torre de Pedra.

Em fase de pré-operação desde o dia 3 de janeiro, a unidade do Poupatempo de Botucatu atendia o público em esquema de pré-operação, das 10 ? s 16 horas durante a semana, e das 10 ? s 12 horas, aos sábados, com todos os serviços disponíveis. Com a inauguração oficial, o posto passa a funcionar em tempo integral, das 9 ? s 18 horas (segunda a sexta-feira) e das 9 ? s 13 horas (aos sábados).

No novo posto, com área de 1.137 m², estarão disponíveis mais de 50 serviços públicos presenciais e dois mil eletrônicos, oferecidos por sete órgãos: IIRGD (Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt); Detran (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo); SERT (Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho); Secretaria da Fazenda, Acessa São Paulo; e-poupatempo e Banco do Brasil. Entre os serviços mais solicitados estão os de: emissão de RG, Atestado de Antecedentes Criminais, Carteira de Trabalho e CNH.

Com a inauguração do Poupatempo Botucatu, o Programa passará a contar com 26 postos fixos no Estado. Quinze (Osasco, Santos, São José do Rio Preto, Jundiaí, Taubaté, Piracicaba, Caraguatatuba, Araraquara, Cidade Ademar, Presidente Prudente, São Carlos, Tatuí, Rio Claro, Franca e Botucatu), fazem parte de um grande Plano de Expansão do Governo de SP, que prevê ainda a implantação de unidades nos municípios de Araçatuba, Marília, Sorocaba, Mogi das Cruzes e Lapa, na capital paulista.

Após essa expansão, a capacidade de atendimento do Programa Poupatempo será ampliada em 50%, passando dos 95 mil atendimentos realizados ? época do anúncio da expansão, em 2007, para mais de 140 mil atendimentos diários. É um programa do Governo de São Paulo, vinculado ? Secretaria de Gestão Pública e administrado pela Prodesp – Tecnologia da Informação, que há mais de onze anos presta serviços de qualidade ? população.

Fotos: Valéria Cuter