Galerias buscam conter erosão no Comerciários 3

Contratada pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Obras, a empresa Masquetto & Masquetto Plantio e Terraplanagem LTDA-ME, está construindo galerias pluviais (duas tubulações de 200 metros lineares cada e 1 metro de diâmetro) para conter uma grande erosão que se formou em uma área verde no final da Rua Newton Frossard, no Parque dos Comerciários 3, que ameaçava deteriorar o asfalto e, consequentemente, atingir residências mais próximas.

O serviço também inclui a construção de uma escada de concreto com muro da gabião (armação de aço com pedras britadas) de 35 metros de comprimento por seis metros de largura. Assim, o sistema deverá dissipar de forma adequada o volume e força da água, direcionada ao córrego mais próximo, ao mesmo tempo em que interrompe o avanço da erosão. O investimento do Poder Público na obra é de R$ 312 mil.

Segundo Rafael Athanazio, engenheiro da Secretarial de Obras, a erosão chegava a 20 mil metros cúbicos. De forma comparativa, é como se tivesse sido retirada da área mais de 2 mil caminhões carregados de terra. “A erosão já está 40% aterrada e a escada está praticamente pronta. Falta a instalação das tubulações. A meta é concluir a obra até fevereiro”, estima.