Fundo Social oferece aulas de yoga em praças públicas

O Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Botucatu oferece para a população aulas de yoga nas Praças do Idoso Mário Ferreira (Cecap) e Clarindo Pilan (24 de Maio) por meio do programa “De Bem com a Vida”. Aulas são realizadas no Parque 24 de Maio às segundas-feiras, das 8 horas às 9h15 e nas quartas-feiras, das 9h30 às 10h45. Já às terças-feiras as atividades ocorrem na Praça do Idoso da Cecap, ao lado da Associação de Moradores, das 8 horas às 9h15.

Segundo a instrutora de yoga, Cláudia Oliveira, as aulas gratuitas são voltadas para os idosos, mas a população em geral que tiver interesse também pode participar. “A prática traz diversos benefícios como a melhoria na postura e flexibilidade; regulação da respiração; aumento da flexibilidade das articulações, músculos e tendões; fortalecimento do sistema cardiorrespiratório; tranquilidade mental e equilíbrio; entre outros”, enfatiza.

Os interessados em participar das aulas devem procurar os locais nos dias e horários das atividades. Eles também podem obter outras informações no Fundo Social pelo telefone (14) 3813-8504 ou com a própria instrutora de yoga pelo contato (14) 99689-6505.

 

Sobre o programa

O programa De Bem com a Vida, do Fundo Social de Solidariedade de Botucatu, tem como objetivo de complementar o projeto Praça do Idoso. A primeira dama e presidente do Fundo Social, Rachel Ferronato Cury, explica que embora os exercícios das praças sejam autoexplicativos e possam ser feitos através das orientações contidas em placas espalhadas por toda a praça, o Fundo Social disponibilizou por um período profissionais de Educação Física para aprimorar as atividades com o oferecimento de outras possibilidades de exercícios. Agora, em um segundo momento, o programa passou a oferecer aulas de yoga.

“Já que os idosos em um primeiro momento já tiveram orientações para utilizar os aparelhos agora com prática do yoga possibilitamos eles trabalharem o corpo e a mente. Esta é uma atividade que visa possibilitar mais qualidade de vida para todos”, ressalta.

As praças voltadas aos idosos são projeto do Fundo Social de Solidariedade de Botucatu. Elas possuem estações de exercícios com aparelhos que fortalecem a musculatura, melhoram o equilíbrio e contribuem para a reabilitação de punhos e ombros lesionados em virtude de quedas.

Escadas, rampas, barras paralelas, aparelhos de “senta e levanta”, bicicleta e estação de ergometria, todos construídos em madeira de reflorestamento, dão a base para as atividades. Hoje, a Cidade de Botucatu conta com quatro Praças do Idoso.