Flávio Abranches assume a Secretaria de Desenvolvimento

Contando com a presença de autoridades municipais e unespianas, como o diretor da Faculdade Ciências Agronômicas (FCA), Edvaldo Domingues Velini, o prefeito João Cury Neto deu posse ao novo secretário de Desenvolvimento, professor e ex-diretor da FCA, Flávio Abranches Pinheiro. Ele assume a pasta que era comandada pelo professor Ricardo de Arruda Veiga, que pediu exoneração do cargo para dedicar-se a projetos fora do Estado de São Paulo.
A solenidade aconteceu na manhã desta quinta-feira (22), no auditório Cyro Pires, na sede da Prefeitura de Botucatu.

Flávio Abranches Pinheiro, que tem uma ampla folha de serviços prestados á comunidade unespiana, é formado em Engenharia Agronômica e Mestre em Economia Rural pela Esalq/USP. Doutor em Ciências pela Unesp e pós-doutorado pelo Departamento de Economia da Califórnia/ Berkeley/ EUA. Foi professor titular na área de Economia Rural da FCA.

Ao longo de sua carreira orientou mais de trinta dissertações de mestrado e teses de doutorado na Unesp e na USP. Publicou dois livros e dirigiu a Fundação de Estudos e Pesquisas Florestais (Fepaf) por dois mandatos.

Diretor da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA), câmpus de Botucatu, no período de 1989 a 1993, Pinheiro recebeu o título de Professor Emérito da FCA, durante uma sessão solene da Congregação, no Auditório Paulo Rodolfo Leopoldo, na Fazenda Experimental Lageado.

Companheiro do novo secretário na Unesp, o vice-prefeito e Secretário Municipal de Saúde, Antônio Luiz Caldas Júnior, enfatizou que lamentou a saída de Veiga no Governo, mas enalteceu a vinda de Pinheiro. “É um dos maiores articuladores com que tive o privilégio de trabalhar na Unesp e tenho certeza de que sua experiência será muito útil para a Cidade. O João (Cury) está de parabéns pela escolha”, enfatizou Caldas.

O prefeito salienta que Pinheiro, além de ser uma pessoa de competência ímpar para exercer o cargo de secretário, vai manter os estreitos laços que já existem entre o Poder Público e a Universidade. “Dará (o novo secretário), sua visão de desenvolvimento, atuando em diferentes setores do Governo e quem irá ganhar com isso é a cidade. O professor Veiga (Ricardo de Arruda), vinha desenvolvendo um grande trabalho, mas teve que se afastar e fomos buscar um profissional da mais alta qualidade para dar continuidade ao trabalho e implantar a sua filosofia de trabalho”, frisou Cury.

Durante a solenidade, um fato acabou quebrando a cronologia da solenidade elaborada pela Secretaria de Comunicação. O professor Ricardo Veiga, diretamente de Brasília, cumprimentou o prefeito pela escolha e desejou sorte ao novo secretário, que resumiu sua posse numa frase. “Só posso agradecer o convite feito pelo prefeito e retornar com trabalho e dedicação a confiança que em mim está sendo depositada”.

Fotos: Valéria Cuter