Finados deve atrair milhares de visitantes aos cemitérios

A administração do Cemitério Portal das Cruzes informa que os familiares que desejam fazer limpeza, lavagens, pinturas e reformas em túmulos para o Dia de Finados (2 de novembro), têm até quinta-feira (30 de outubro) para realizar os serviços. Eles não serão permitidos nos dias 31 de outubro, 1º e 2 de novembro. 

Os administradores dos cemitérios e a equipe da Vigilância Ambiental em Saúde (VAS) recomendam que as pessoas optem por levar arranjos de flores artificiais (plástico) devido a sua durabilidade. Como não precisa ser regado com água, esse tipo de enfeite se torna mais eficiente no controle de proliferação das larvas do mosquito da dengue (aedes aegypti).

Também é orientado aos visitantes a não levarem jardineiras ou objetos para serem deixados sobre os jazigos dos cemitérios. A Lei Municipal complementar nº134, de 30 de novembro de 1995, estabelece que “sobre as sepulturas somente será permitida a colocação de plantas e ou flores naturais em arranjos acondicionados em vasos descartáveis, sendo estas retiradas, conjuntamente com os vasos, após o murchamento”. Ao longo destes dias que antecedem o Finados, equipes da Secretaria Municipal de Obras também realizam serviços de manutenção e limpeza dos cemitérios. 

O Dia de Finados mais uma vez deverá atrair um numeroso público aos três cemitérios de Botucatu: Portal das Cruzes, Jardim e o do Distrito de Vitoriana.  Somente  o Portal, o maior e mais antigo da Cidade, que contabiliza mais de 59 mil sepultamentos, deverá receber cerca de 10 mil visitantes durante todo o dia.