Fiéis participam em massa da Caminhada da Fé 2010

A Caminhada da Fé 2010, coordenada pelo padre Orestes Gomes, da Paróquia Nossa Senhora Menina da Vila Maria, teve início nas primeiras horas da madrugada dessa sexta-feira, na Igreja São José e só terminou por volta das 5h30 da manhã no largo da Catedral.

Esse ano a Caminhada teve um reforço especial do Pe. Delair Cuerva da ASFA (Associação Sagrada Família), e dos músicos da banda Imagem, ABR3, e do Alan da dupla Alan e Daniel, que fizeram a animação dos fiéis, com muitos louvores e orações durante todo o percurso.

Segundo o padre Orestes, esse percurso foi de aproximadamente 11 quilômetros e os caminhantes passaram por diversas igrejas, rezando o terço, orando e cantando. “Foi mais um ano de sucesso em que tivemos a participação maciça da comunidade católica. Por isso essa caminhada já virou tradição na cidade”, comentou Orestes.

A Caminhada seguiu um cronograma pré-estabelecido: saiu da Praça da Igreja São José indo até a Igreja Santa Terezinha, no Bairro do Lavapés. De lá seguiu para Conjunto Habitacional Humberto Popolo, na Cohab I, na Igreja São Pio X.

Depois os fiéis se deslocam até o Bairro dos Comerciários, onde na igreja do Santíssimo Sacramento, o diácono Adilson deu a bênção aos fiéis com o Santíssimo, momento de muita emoção para os presentes que de lá seguiram para o Ginásio Municipal de Esportes, no Bairro Alto, onde deram uma parada para descansar antes de seguir para a igreja Menino Deus, ainda no Bairro Alto.

De lá, comitiva católica vem direto ? Catedral Metropolitana de Botucatu, para o encerramento de mais uma Caminhada da Fé. Lá os padres Orestes e Delair deram a bênção final aos fiéis, e agradeceram mais uma vez a presença de todos, que mesmo com muito cansaço e com a chuva no final da caminhada não desanimaram e fizeram dessa caminhada uma das melhores e mais bem sucedidas até hoje.

{n}Plínio Paganini{/n}

Nunca é demais lembrar que essa Caminhada que há vários anos vem sendo realizada, foi criada pelo radialista Plínio Paganini, um dos pioneiros a aderir a Renovação Carismática Católica em Botucatu e que fazia parte do Grupo de Oração da Igreja São José, onde as pessoas se reuniram para rezar o terço e cantar pelos menos uma vez por semana. Ao lado de Plínio na criação da Caminhada, esteve a irmão Anunciação, da Congregação das Servas do Senhor.

Em suas primeiras edições a Caminhada passava por todas as paróquias da cidade, sem exceção. Iniciava ? meia noite só terminava com o dia claro. Mas, com o passar do tempo, o trajeto foi diminuindo para preservar as pessoas mais idosas. Com isso a caminhada deixou de passar pela parte alta da cidade, como Vila Antártica, Vila dos Lavradores e Vila Aparecida.

Fotos: Valéria Cuter