Festa das Nações prevê visita de mais de seis mil pessoas

Na noite desta sexta-feira foi aberta, oficialmente, a oitava edição da Festa das Nações, que está ocorrendo nas dependências da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), evento que tem apoio da Prefeitura de Botucatu e Lions Clube Leão da Serra. A festa terá prosseguimento neste sábado e domingo das 11 ? s 23 horas, na sede da Apae que fica na Rua Dr. João Queiroz Reis, nº 278, Vila Sônia.

Em edições anteriores a festa era realizada apenas no salão de festas da Apae, entretanto, este ano, a novidade foi a expansão do evento para a rua, onde várias tendas foram montadas, dando mais espaço para a realização de shows variados e praça de alimentação e maior liberdade de passeio para o público visitante.

E foi exatamente nessa expansão de espaço que ficaram as curiosidades internacionais em tendas mostrando culinárias, tradições, festas, cores e culturas do povo americano, africano, francês, japonês, mexicano, espanhol, alemão, suíço, português, árabe e, é claro, do brasileiro.
Durante a festa, cada colônia fará, no mínimo, duas apresentações típicas. Trinta por cento de todo o movimento da festa, além do dinheiro recolhido pela bilheteria, que cobrará o valor simbólico de R$ 1,00 será destinado ? Apae.

Também foram instalados barracas para vendas de produtos artesanais e doces e salgados, além de brinquedos infláveis para crianças. Na colônia americana uma novidade que diz respeito ? educação das crianças com relação ? preservação do Meio Ambiente. As crianças aprendem que não devem usar mais sacolas plásticas e elas próprias pintam as sacolas de pano e levam para casa.

Também a Polícia Militar esteve no local, dando orientações sobre segurança pública, distribuindo revistas educativas e panfletos, além de uma exposição de armas e equipamentos que são usados, cotidianamente, no trabalho policial para combater a criminalidade.

No ano passado, segundo dados passados pelo presidente do Lins Clube, Túlio Werner Soares Filho, a Feira das Nações atraiu aproximadamente seis mil pessoas em dois dias, mas para este ano, com aumento do espaço para visitação pública, a expectativa é um aumento considerável de interessados que deverão passar pela feira.

{n}Fotos: Valéria Cuter

{bimg:22936:alt=interna1:bimg}