Faixa pede conscientização sobre limpeza em praça

Os moradores da Rua Jorge Barbosa de Barros, no Jardim Paraíso realizaram uma ação bastante criativa (e chamativa) contra pessoas que depositam lixo na praça que fica naquela região da Cidade. A faixa trás os seguintes dizeres: “Porque você não pede para todos os seus vizinhos colocarem lixo (mal acondicionado, fedido) em frente a tua casa. Aqui não é lugar para isso. Que cada um mantenha seu lixo em frente a sua casa”.

“Infelizmente tem uma minoria que pensa que praças e ruas são “lixões. Vamos tratar nossas ruas e praças como nosso lar, ou alguém em sua não tendo lixo perto joga no chão. Um erro de não ter lixeiras suficientes não justifica outro erro chamado porquice”, disse Abelardo da Costa Neto, que registrou o fato.

Recentemente, foi publicada uma matéria sobre esse problema em diferentes praças da cidade que continuam sendo alvo de pessoas que fazem delas depósitos de lixo, principalmente, aos finais de semana, onde são deixados recipientes como plásticos, garrafas de bebidas vazias e restos de comida que geram outro grave problema: proliferação de pombos

Uma das grandes preocupações do secretário de Meio Ambiente, Perseu Mariani, é buscar ações que visem conscientizar os cidadãos a não degradar o ambiente, conservar e preservar os equipamentos que foram instalados e fomentar a mobilização dos agentes comunitários a disciplinar a participação popular nestes espaços.

“O objetivo é garantir o envolvimento da comunidade, das organizações sociais através de seus agentes comunitários a propor ações de conscientização e preservação ambiental fazendo uso da coleta seletiva nestes espaços e promoção das entidades e instituições parceiras, grupos artísticos, culturais, esportivos e comunitários bem como as lideranças para fortalecer o pleno funcionamento das atividades nas praças”, apontou Mariani.