Exposição de fotografias retrata trabalho da Guarda Municipal

Depois das solenidades realizadas na Câmara Municipal, Ato Cívico em frente a sede da Corporação e plantio de árvores com crianças, a Guarda Civil Municipal (GCM) dando sequência ao cronograma de comemorações do seu 5º ano de atividades em Botucatu, iniciou nesta quinta-feira (21) uma exposição de fotos, em frente ? Prefeitura Municipal de Botucatu.

A exposição que retrata o trabalho desenvolvido pelos agentes no cotidiano do trabalho, seja na área de repressão como na prevenção, atraiu dezenas de pessoas que passaram pela Avenida Sant´Ana.

“Acho importante a Guarda mostrar o trabalho que vem sendo feito e nós só temos a elogiar o trabalho desenvolvido. Você chama e ela está pronta para atender”, disse o industriário Osmar Vargas Cardoso, 45. “Podemos dizer que a Guarda é mais um braço da população”, opinou a costureira, Maria de Lurdes Giardia, 53. “O que mais chama a atenção é a educação com que eles tratam a comunidade”, colocou o feirante Marcos Denardi Salgado, 32.

“Nunca precisei da Guarda, mas a gente só ouve falar bem do trabalho deles”, acrescentou a também feirante, Neísa Ramada Pires, 44.
No início de suas atividades na Cidade, a GCM contava com 30 guardas e hoje, cinco anos depois, a corporação trabalha com 65 agentes. “O reflexo do aumento do efetivo foi a crescente procura pelos serviços. Apenas no ano de 2010, a GCM realizou mais de 30 mil ações. Levantamentos indicam que em 2011, o telefone de emergência recebe, em média, mais de 1.500 ligações por mês”, enumera o secretário de Segurança Pública, delegado Adjair de Campos.

Outro detalhe citado por Campos diz respeito aos investimentos que foram feitos pela administração como estruturação e descentralização da corporação, reforma, ampliação e construção de novas sedes, compra de viaturas, armamentos (inclusive armas letais), fardamento e treinamento dos guardas, além da instalação de câmeras de segurança em pontos estratégicos do município.

Lembra o secretário que em 2009 foi reformulado o planejamento geral de atuação da GCM onde foram implantados vários programas de policiamento. Cita o GEPOM (Grupo Especializado em Patrulha com Motos); GPA (Grupo de Prevenção Ambiental) que promove a patrulha nas áreas rurais do município; GAPE (Grupo de Ações Preventivas Especiais), responsável pelo apoio ? s demais viaturas atuando em ocorrências de maior complexidade; Patrulha Escolar (responsável pela segurança de todas as unidades escolares do município); Patrulha Comunitária (viaturas que fazem os atendimentos diários de ocorrências), responsável pela segurança dos bairros onde a prioridade é a aproximação e a orientação da população.

{n}Fotos: Valéria Cuter

{bimg: 24577:alt=interna1:bimg}