Espaço Acolhedor ganha forma na Avenida Paula Vieira

Botucatu está ganhando o Espaço Acolhedor, em construção na Avenida Paula Vieira, Vila Jaú, região Central. A inauguração dele deve ocorrer no primeiro semestre de 2016, muito provavelmente no mês de abril. O prédio substituirá o Camim (Central de Atendimento ao Migrante, Itinerante e Mendicante), que hoje atende a população em situação de rua em um imóvel alugado na Rua Capitão Tito, 131, próximo ao Terminal Rodoviário. O complexo deverá receber o nome do criador preservacionista, Milton Francisco de Oliveira, que morreu no mês passado.

O projeto, elaborado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, prevê a construção de um novo prédio de pouco mais de 450 metros quadrados, onde por décadas funcionou o antigo albergue noturno. O local teve que ser interditado após ser atingido por fortes chuvas em janeiro de 2013.

Com capacidade para atender 40 pessoas em situação de rua ou em trânsito no Município e outras 25 para acolhimento institucional, o Espaço Acolhedor contará com amplos dormitórios (masculino e feminino), sanitários adaptados, área para banho, sala multiuso, sala de atendimento, guarda pertences, sala de triagem, recepção, escritório, sala de coordenação, sala de reunião, despensa, cozinha, refeitório e área de convívio, depósito, lavanderia, vestiário e entrada independente para funcionários, além de área de luz interna.

“Hoje temos muita dificuldade, principalmente no frio. Abrigamos apenas 15 pessoas e às vezes temos que colocar colchões no chão. Então esse novo espaço foi construído na filosofia que o próprio Sistema Único de Assistência Social permite. Com três dormitórios masculinos e três femininos, além de outro só para mãe com criança. Assim poderemos atender essa população [em situação de rua] com dignidade e mais qualidade”, afirma a secretária municipal da Assistência Social, Amélia Maria Sibar. 

O investimento da Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, é de quase R$ 790 mil, em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social.