Escolas e blocos estão prontos para os desfiles em Botucatu

A Rua Amando de Barros será, mais uma vez a passarela para os desfiles das escolas de sambas e blocos de Botucatu, previstos para os dias 9 (sábado) e 10 (domingo) de fevereiro, a partir das 20 horas. Os desfiles terão início na altura da Praça Emilio Pedutti (Bosque) e seguirão até a Praça Coronel Moura (Paratodos). A estrutura incluirá pontos de distribuição de água da Sabesp e banheiros químicos. Nos dias 11 e 12 (segunda-feira e terça-feira de carnaval), não estão programadas atividades carnavalescas na Rua Amando de Barros.

No sábado (9) a festa será aberta com a apresentação do “Bloco do Turista” e, em seguida, descerão pela passarela do samba as escolas de samba botucatuenses “Estopim da Fiel” e “Gente Unida da Vila Maria”. Vale ressaltar que esse ano não haverá disputa entre as agremiações.

A Estopim da Fiel com o enredo “És do Brasil o mais brasileiro” presta homenagem a um dos mais atletas mais venerados pela fanática torcida corintiana de todos os tempos: Sócrates. Esse mesmo enredo, assinado por André Nobre, também será defendido pela Estopim da Fiel de Diadema, no carnaval São Paulo.

Já a Gente Unida de Vila Maria, tri-campeã do carnaval botucatuense vai trazer para a passarela do samba um enredo que mescla samba e folclore. Estarão desfilando nas mais diferentes alas da escola e em três carros alegóricos, o Saci Pererê e a turma da Alice no País das Maravilhas. O samba enredo intitulado “Alice deixa o mundo das maravilhas para “carnavalear” na terra do saci”, é de autoria do jornalista e carnavalesco Quico Cuter.

Já no domingo será a vez dos blocos, que desfilarão na seguinte sequencia: “Unidos da Demétria”, “Nenê da Vila Mariana” (10 de Abril), “Bloco do Fervo”, “Bloco do Turista” e “100 Vergonha”. O encerramento ficará por conta da escola “Gente Unida da Vila Maria”, que volta ? passarela do samba na Rua Amando e encerra seu carnaval na terça-feira (12), desfilando no bairro para sua comunidade.

Nos dias 9, 10 e 11, a partir das 19 horas, os bairros da Mina e do Rio Bonito também contarão com atrações gratuitas de Carnaval. No Rio Bonito haverá o tradicional desfile dos blocos “Pega Nada Não”, “Vai Quem Quer” e “Cata Loko”. Toda a estrutura de som e equipamentos será por conta da Prefeitura.

{n}Segurança{/n}

A estrutura montada para o Carnaval terá total apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), bem como das policias Civil e Militar, o que garantirá tranquilidade nos espaços públicos onde haverá comemorações nas noites de folia. Segundo o Comando da GCM, estará nas ruas um efetivo com aproximadamente 35 guardas municipais, com bases móveis na Praça do Bosque e outra no Rio Bonito.

Também serão distribuídos, aproximadamente, 20 mil preservativos (camisinhas) durante o período de Carnaval. Os pontos distribuição estão localizados nas rádios Clube FM, Criativa FM, Cultura, Municipalista, F-8, Botucatu Tênis Clube, Caps AD, Bendito Bar, Centro de Lazer Nova Aurora, Terminal Rodoviário, Central de Ambulâncias, Liga do Chopp, Dona Benta (salão de festa), prédio da Prefeitura, Zero Grau, Poupatempo, Garagem municipal e Pronto Socorro.

De acordo com a coordenadora do programa de DST/aids, Vivian Sauer Torres da Silva, a distribuição de preservativos também será feita em todas as noites de folia por agentes da equipe de DST/aids do Município, incluindo ação junto ao público que acompanhará os desfiles de blocos e escolas de samba na Rua Amando de Barros, além das festividades na Mina e Rio Bonito.

{n}Órgãos públicos no Carnaval {/n}

De acordo com o decreto nº 9.309, as repartições públicas municipais, bem como todas as unidades de saúde, não funcionarão nos próximos dias 11 e 12 de fevereiro, pontos facultativos do feriado de Carnaval. O expediente retornará no dia 13, quarta-feira de cinzas, a partir do meio-dia.

A Câmara Municipal também estará fechada durante todos os dias do feriado, retomando suas atividades somente na quinta-feira (14). A sessão ordinária que seria realizada na segunda (11) foi transferida para o dia 14. Já a Farmácia Popular funciona normalmente no sábado (9), permanecendo fechada na segunda e terça-feira e voltando ao funcionamento no dia 13, das 12 ? s 18 horas. As creches municipais não funcionarão segunda e terça-feira, voltando na quarta-feira pela manhã. Já as pré-escolas e Creche do Comércio retornam com as atividades no dia 13, após o meio dia.

O Pronto Socorro Adulto “Dr. Virgílio José Lunardi”, localizado na Rua Joaquim Lyra Brandão nº 285, Vila Assumpção, funcionará todos os dias, nos atendimentos de urgência e emergência, assim como a Central de Ambulâncias e o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), pelo telefone 192. Os serviços de coleta de lixo domiciliar e hospitalar também serão realizados normalmente durante o feriado.

{n}Sincomercio no carnaval{/n}

O Sindicato do Comércio Varejista de Botucatu (Sincomercio) e Região informa que no dia 11 de fevereiro de 2013, segunda-feira de Carnaval, a maioria do comércio varejista de Botucatu estará de portas fechadas, segundo Aditamento ? Convenção Coletiva de Trabalho entre Sincomercio e Sindicato dos Empregados do Comércio de Botucatu.

A presidente da entidade, Fátima Baldini, explica que apenas alguns estabelecimentos comerciais optaram pelo trabalho, com sua equipe de funcionários, na segunda-feira de carnaval (dia 11 de fevereiro) e não deverão trabalhar no feriado de 9 de julho de 2013.

O funcionamento do comércio voltará na quarta-feira, dia 13 de fevereiro, das 12 ? s 18 horas, em respeito ? lei municipal. Se o empresário que não fez adesão, acabar optando por abrir o seu estabelecimento na segunda-feira de Carnaval, Fátima Baldini lembra que só poderá fazê-lo, se não contar com a presença de nenhum funcionário.