Dois primeiros quarteirões da Amando recebem sinalização e rampas

SINALIZAÇÃO DA RUA AMANDO - Foto Cesar Culiche (20) (Custom)As obras de revitalização da Rua Amando de Barros seguem em ritmo acelerado e quem passa pelo local já começa a ter uma ideia mais apurada da transformação que acontecerá no principal corredor comercial de Botucatu.

Nos dois primeiros quarteirões, entre as ruas Coronel Fonseca e Siqueira Campos, onde o trabalho já se encontra em estágio mais avançado, o Departamento de Engenharia de Tráfego (DET) da Secretaria de Mobilidade Urbana já realizou a sinalização de solo com a pintura de faixas de pedestre e “PARE” nas esquinas. Também já foram instaladas placas de proibido parar e estacionar no lado esquerdo de quem desce a Amando.

SINALIZAÇÃO DA RUA AMANDO - Foto Cesar Culiche (18) (Custom)A empresa Auto Parque do Brasil, responsável pela administração da Zona Azul Eletrônica, fez a instalação das placas que regulamentam o uso dos parquímetros e já pintou as vagas de estacionamento, incluindo aquelas destinadas para idosos e deficientes. Funcionários da Secretaria de Obras agora trabalham na construção das rampas de acessibilidade para deficientes físicos nas esquinas dos dois quarteirões.

A empresa Semam Terraplenagem e Pavimentação praticamente concluiu o recapeamento asfáltico do trecho entre as ruas Coronel Fonseca e Siqueira Campos e da rua Velho Cardoso, entre as ruas Curuzu e Cardoso de Almeida. A previsão da Secretaria de Obras é que, dentro de 15 dias, seja possível concluir os dois primeiros quarteirões que servirão de referência para a população conhecer a transformação que acontecerá na Amando.  Ainda faltam ser instalados bancos, lixeiras, guarda corpo com floreiras, paisagismo e nova iluminação.

SINALIZAÇÃO DA RUA AMANDO - Foto Cesar Culiche (19) (Custom)Por conta das várias frentes de trabalho que atuam no local, o trânsito de veículos na Amando de Barros continua interrompido entre as ruas Coronel Fonseca e Monsenhor Ferrari. A construção das novas guias no terceiro quarteirão, entre as ruas Siqueira Campos e Moraes Barros, foi concluída nesta quarta-feira (15).

Funcionários da Sabesp continuam trabalhando na substituição da antiga rede de água nos dois lados da rua e na troca dos ramais das ligações dos imóveis. O alargamento das calçadas já foi delimitado e a instalação do novo piso intertravado [drenante e antiderrapante] deve ter início nesta quinta-feira, com o trabalho avançando pelo final de semana e sendo concluído até a próxima terça-feira.

Sobre a revitalização

SINALIZAÇÃO DA RUA AMANDO - Foto Cesar Culiche (17) (Custom)Além da ampliação das calçadas, a revitalização da Rua Amando de Barros fará com que o estacionamento de veículos passe a acontecer em apenas um dos lados da via, com ampliação da pista de rolamento de 3,55m para algo em torno de 4 metros. Também será feita a recuperação da pavimentação asfáltica em toda extensão da via, desde o Lavapés até o Largo do Paratodos.

A compactação da rede elétrica e telefônica só terá início depois que a CPFL concluir a substituição de alguns postes e transformadores. O recapeamento total da Rua Amando, bem como a instalação dos semáforos, acontecerá apenas na reta final das obras. Também está prevista a implantação de câmeras de monitoramento para reforçar a segurança no local. Haverá reforço no sistema de iluminação, com utilização de lâmpadas mais potentes, econômicas e eficientes.

A revitalização, que se estenderá até o cruzamento com a Rua Visconde do Rio Branco, deverá ser concluída até meados do mês de setembro, se as condições climáticas continuarem favoráveis.

SINALIZAÇÃO DA RUA AMANDO - Foto Cesar Culiche (16) (Custom)