Descubra Botucatu: Projeto piloto promoverá passeios gratuitos por pontos turísticos com saída da estação ferroviária

bate-papo-com-a-impresa-projeto-descubra-botucatu-foto-cesar-culiche-1O secretário de Esportes, Lazer e Turismo, Antonio Carlos Pereira, realizou na manhã desta terça-feira (18), na Estação Ferroviária de Botucatu “Nelson Dib Saad” um bate papo com a imprensa local para apresentar o projeto “Descubra Botucatu”. Ele busca promover passeios turísticos gratuitos pela Cidade.

O projeto piloto é uma ação da Prefeitura de Botucatu em parceria com o Conselho Municipal de Turismo (Comutur).  Serão realizados até dezembro deste ano seis passeios turísticos gratuitos com partida da Estação Ferroviária.  Os roteiros passarão pela Fazenda Lageado; Rampa de Voo Livre “Na Base da Nuvem”;  Demétria; Véu de Noiva; Centro Histórico e Morro de Rubião Júnior e Estância Jacutinga.

bate-papo-com-a-impresa-projeto-descubra-botucatu-foto-cesar-culiche-3Cinco roteiros serão realizados aos domingos (23/10; 31/10; 6/11; 13/11 e 20/11) com partida às 8h30 e retorno ao meio dia, no mesmo local. Somente no dia 26 de novembro a atividade ocorrerá no sábado, com saída 14 horas e retorno às 17h30, também na Estação.

A retirada dos bilhetes para as pessoas interessadas em participar dos passeios será realizada todas as quintas e sextas-feiras que antecedem o passeio no fim de semana. Eles deverão retirados na própria bilheteria da Estação Ferroviária, das 8 horas às 11h30,  e das 12h30 às 17 horas. Serão disponibilizados 46 lugares no ônibus e cada pessoa poderá retirar até quatro bilhetes.

O secretário de Esportes, Lazer e Turismo, Antonio Carlos Pereira, destaca que todos os passeios serão realizados com o acompanhamento de guias. “Este projeto procura fomentar o turismo local, nossos atrativos e também a valorização dos guias turísticos. Inicialmente todos os custos estão sendo pagos pela Prefeitura e o Fundo Municipal de Turismo. Porém nosso objetivo é que em 2017 ele ser torne um projeto autossustentável”, enfatiza.

Lançamento

bilheteria-da-estacao-ferroviaria-foto-cesar-culicheNeste domingo (23) será realizado o primeiro roteiro do projeto que passará pela Fazenda Lageado com visitas ao Museu do Café e ao Serpentário do CEVAP (Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos).

“Procuramos montar neste projeto roteiros com atrativos estruturados para receber os visitantes e que também diversificam o turismo como rural, natural, orgânico e cultural. Os passeios serão realizados com muita qualidade com o objetivo de apresentar nossos atrativos para quem ainda não conhece e para os que já conhecem, mas com informações fornecidas por um guia. Nossa expectativa é que a população realmente abrace esta ideia e que o projeto venha a se consolidar em 2017”, complementa.

 

Programação:

estacao-ferroviaria-foto-cesar-culiche23/10 –  8h30 – Fazenda Lageado (Turismo Histórico/Cultural)

Visita ao Museu do Café  e ao Serpentário do CEVAP/UNESP

 

30/10 –  8h30 – Rampa de Voo Livre (Turismo de Aventura /Contemplação)

“Na Base da Nuvem”

Observação da Cuesta

 

06/11 –  8h30 – Demétria (Turismo Histórico/Cultural/Biodinâmico)

Apresentação e histórico do local, Museu de  Mineralogia, Ateliê e Venda

 

13/11 –  8h30 – Véu de Noiva (Turismo de Aventura /Contemplação)

Cachoeira com 6 metros de altura, contemplação da natureza.

Opcional: Canoagem no lago.

 

20/11 –  8h30 – Centro Histórico e Morro de Rubião Júnior (Turismo Histórico/Cultural)

Visita guiada por historiador, passando por diversos patrimônios arquitetônicos e Morro de Rubião Júnior

 

26/11 – 14h – Estância Jacutinga (Turismo Rural)

Apresentação e histórico da Estância, ordenha e passeio na trilha.

Opcional: Passeio a cavalo, charrete e quadriciclo.

 

Serviço:

Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Turismo

Rua Benjamin Constant, nº161 – Vila Jaú

Telefones:  (14) 3811-1490 /3811-1492

Portal eletrônico: www.botucatuterradaaventura.com

www.facebook.com.br/botucatuterradaaventura