Defesa Civil prevê chuvas fortes para as próximas horas

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil informa que a partir desta terça-feira (26) a passagem de uma frente fria causa chuva fraca com pontos moderados no sul paulista, mas durante a tarde, as instabilidades ganham força e se propagam pelo Estado. A meteorologia indica chuvas generalizadas, de forte intensidade, com rajadas de vento e descargas elétricas, seguida de chuva fraca a moderada. Elas terão maior duração no sul e no leste do Estado.

Nesta quarta-feira (27) ainda chove de fraco a moderado durante a madrugada e início da manhã. Mas ao longo do dia a frente fria se afasta e as chuvas diminuem de intensidade, chovendo apenas de forma fraca e intermitente na faixa leste. De acordo com a Defesa Civil, todos os municípios do Estado devem estar atentos aos acumulados de chuva, que poderão agravar os transtornos já ocorridos.

“Na região de Botucatu ela tende a ser mais modera, porém nós temos a previsão de 40 a 50 milímetros de chuva. Se esse período for concentrado, nós precisamos de bastante atenção para poder diminuir os danos. Os cuidados que a gente pede ? população é principalmente que ela mantenha o seu sistema de captação de água adequado, a limpeza das calhas, não coloque o lixo na calçada para que isso não cause nenhum tipo de inundação”, ensina o coordenador de Defasa Civil, Paulo Renato da Silva.

Nós pedimos também, prossegue Paulo Renato, que no momento da chuva, caso ocorra, que as pessoas evitem sair de casa, procurem um abrigo seguro. “As pessoas que estão no trânsito, que evitem os locais de possível alagamento. A intenção é de prevenir e não levar a qualquer tipo de apreensão, assim como já fizemos em janeiro e que deu muito certo”, frisou.