Defesa Civil está pronta para enfrentar as chuvas

Prevendo as possíveis chuvas com rajadas de ventos a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) de Botucatu está pronta para atender a casos onde ocorrem destelhamento, inundações, alagamentos, queda de árvores, desabamentos, entre outras. Na noite desta terça-feira as chuvas com rajadas de vento, causaram alguns transtornos a moradores em diferentes pontos da Cidade, como desabamento de muro (foto), destelhamento e quedas de arvores.

 “Embora tenha chovido forte por alguns minutos, alguns estragos foram registrados. Felizmente ninguém ficou ferido, mas estamos em plantão permanente 24 horas para prestar o atendimento que forem necessários. Criamos uma comissão com 12 membros efetivos que irão atender a ocorrências causadas pelas intempéries do tempo”, frisou Paulo Rebato Silva, coordenador da defesa Civil.

Ele cita que também fazem parte das ações da Comdec vários programas educativos de prevenção, promoção de palestras, campanhas (como a Verão e Queimadas), cursos, entre outras. “Entre as atribuições da Defesa Civil está a identificação e mapeamento das áreas de risco de desastres; promover a fiscalização das áreas de risco de desastres e vedar novas ocupações nessas áreas; declarar situação de emergência e estado de calamidade pública; vistoriar edificações e áreas de risco; promover, quando for o caso, a intervenção preventiva e a evacuação da população das áreas de alto risco ou das edificações vulneráveis; e realizar regularmente exercícios simulados, entre outras”, disse.