Defesa Civil apresenta estatísticas da Operação Verão

A Defesa Civil de Botucatu acaba de fechar as estatísticas referentes à Operação Verão, que transcorreu de dezembro de 2015 a abril de 2016. A iniciativa busca potencializar e integrar ações capazes de minimizar os problemas resultantes do período das chuvas. Para isso reúne inúmeras secretarias do Poder Público Municipal além de órgãos ligados à segurança pública e atendimentos de urgência e emergência.

Entre os serviços realizados estão podas preventivas de árvores, apoio em casos de desabamento, incêndio, destelhamento e inundações, vistorias técnicas, entre outros. “Contabilizamos um total de 453 ocorrências. Mas este número poderia ter sido muito maior se a Prefeitura não tivesse realizado nos últimos anos diversas obras de galerias, contenções e limpezas dos leitos dos rios, e manutenções de bueiros em locais críticos da Cidade”, avalia o coordenador da Defesa Civil de Botucatu, Paulo Renato da Silva.

Vale lembrar que, devido o volume de chuvas do início deste ano, o Poder Público Municipal decidiu reservar recursos para a realização de obras emergências de combate a enchentes e que já estão em execução.

É o caso da contenção na Rua Antonio Américo Coutinho e reforço da Ponte do Salgueiro, às margens do Ribeirão Lavapés, no Jardim Dona Nicota; reforço da ponte do Capivara e a canalização do córrego que passa pela Rua Duque de Caxias, em Vitoriana; e  a construção de galerias no Convívío. Além delas, já está em processo de licitação a construção da Ponte do Piapara, sentido Baixada Serrana. Todas essas obras somam cerca de R$ 2,5 milhões.

 

Estatísticas – Defesa Civil [dezembro de 2015/abril de 2016]

Incêndio – 8

Queda de Árvore – 21

Árvore com risco eminente de queda – 1

Desabamento – 11

Inundação – 29

Vistoria Técnica – 38

Destelhamento – 3

Poda preventiva de árvores em risco – 110

Atendimento ao público – 119

Laudo técnico – 6

Laudo de intervenção emergencial – 17

Processos recebidos e expedidos – 21

Outras ocorrências (Bombeiros/Defesa Civil) – 69

Total – 453

Serviço

Defesa Civil

Tel.: 199