Contagem regressiva para Festa de Sant´Anna

A 16ª edição da Festa de Sant’Ana (padroeira de Botucatu) acontece de quinta-feira a domingo (24 a 27 de julho). A programação se divide na parte religiosa e festiva. As atividades ocorrerão na Catedral Metropolitana, na capela do antigo Seminário e principalmente no Centro Histórico da Cidade, onde uma estrutura está em montagem para receber cerca de 10 mil pessoas durante os quatro dias de evento.

As festividades contarão com missas e celebrações especiais na Catedral, inclusive com bênção aérea no sábado (26). Brinquedos infláveis, espaço de exposição de veículos, tendas típicas voltadas à alimentação e diversos shows, com destaque para os Demônios da Garoa, completam a festa voltada a todas as famílias.

A Prefeitura de Botucatu oferece apoio à festa para a montagem de infraestrutura. A Guarda Civil Municipal estará presente com base móvel e a Secretaria de Saúde disponibilizará ambulância para transporte de possíveis pacientes.

A renda da festa será revertida para a implantação em Botucatu de uma unidade do projeto Fazenda Esperança, comunidade terapêutica com mais de 30 anos de experiência na recuperação de jovens dependentes químicos. Por este motivo também o slogan da festa deste ano é “Uma corrida contra as drogas”.

 

Trânsito e transporte

Como em todos os anos anteriores, o Centro Histórico (trecho entre as ruas Velho Cardoso e Monsenhor Ferrari, e ruas de acesso – Moraes Barros e Siqueira Campos) estará interditado para veículos a partir das 18 horas desta quarta-feira (23). A liberação do trânsito deve ocorrer a partir desta terça-feira.

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semutran) orienta que neste período os motoristas utilizem rotas alternativas para circulação no Centro da Cidade como as ruas Dr. Costa Leite e General Telles, paralelas ao Centro Histórico. A rota dos ônibus do Transporte Coletivo, que tradicionalmente passam pelas avenidas Santana e Dom Lúcio, também será desviada para a Dr. Costa Leite e General Telles.

 

Sobre Sant’Ana

Aos católicos, Santana ou Sant’Ana foi mãe de Virgem Maria e avó de Jesus Cristo. Seu dia é celebrado em 26 de julho. A escolha da padroeira está atrelada a uma exigência do Capitão José Gomes Pinheiro [fundador de Botucatu], conforme conta a história da Arquidiocese. Na época (1843), ele só autorizaria a doação de terras para a formação da freguesia de Botucatu se elas fossem doadas ao patrimônio de Sant’Ana, uma homenagem à esposa Ana Florisbela.

 

Programação religiosa

 

23 a 25 de julho

Missa – 19h30

 

26 de julho

Missa solene – 10 horas

Benção aérea

Almoço Italiano – 12 às 14h30

 

27 de julho

Missa italiana – 10 horas

Almoço com porco no rolete – 12 às 14h30

 

Programação festiva

 

24 de julho

Orquestra Sinfônica Municipal – 20h30 (Capela do antigo Seminário)

Rogério Lúcio – 20h30

Luiz Guilherme e Daniel – 22 horas

 

25 de julho

ABR3 – 20h30

Jullyana Ramalho – 22 horas

 

26 de julho

Banda Free Soul – 20h30

Demônios da Garoa – 22 horas

 

27 de julho

Stefany Vaz (personagem Carmem, da novela Patrulha Salvadora – SBT) – 18 horas

Canal da Graça – 21 horas