Conferência da Cidade aprova demandas e delegados de Botucatu

Abertura Concidades - Foto Cesar Culiche (7) (Custom)Botucatu promoveu na última sexta e sábado (24 e 25) a sexta edição da Conferência Municipal da Cidade (ConCidade). As atividades foram divididas entre o Cine Teatro Nelli e a Escola Municipal de Ensino Fundamental “Dr. Cardoso de Almeida” (EMEF Cardosinho).

Na ocasião, participaram do encontro 101 pessoas divididas entre representantes do poder público Municipal, movimentos populares, trabalhadores, empresários, entidades profissionais e ONGs.

O evento buscou promover avanços na construção da política e do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano, indicando prioridades de atuação dos diferentes níveis de governo. Para isso foram escolhidas as propostas prioritárias [veja abaixo] para serem encaminhadas à Conferência Estadual e, por meio dela, à Conferência Nacional.

Abertura Concidades - Foto Cesar Culiche (50) (Custom)Na avaliação do vice-prefeito Antonio Caldas Júnior, que presidiu a Comissão Preparatória, a Conferência Municipal superou todas as expectativas. Não apenas de público, como também dos conteúdos abordados e diversidade de opiniões tratadas.

“Todos os presentes puderam se manifestar livremente e produziu-se, nos grupos de trabalho, um relatório com visões variadas do desenvolvimento das cidades brasileiras e da cidade de Botucatu, em particular. Ali se falou da função social da cidade, de qualidade da vida urbana, de meio ambiente, de políticas de moradia popular, de gestão e participação popular”, relata Caldas.

“Percorri os diferentes grupos de discussões temáticas que, apesar de acaloradas, buscavam o consenso. Abertura Concidades - Foto Cesar Culiche (38) (Custom)Temos muito a falar a São Paulo e ao Brasil e espero que os 12 delegados, livremente eleitos em cada segmento da sociedade, possam bem representar Botucatu”, complementa.

As conferências estaduais e do Distrito Federal deverão acontecer no período de 1º de novembro de 2016 a 31 de março de 2017. Já a Conferência Nacional das Cidades está previamente agendada para o período de 5 a 9 de junho de 2017, em Brasília. Mais informações pelo site http://app.cidades.gov.br/6conferencia/.

Demandas aprovadas em Botucatu

Abertura Concidades - Foto Cesar Culiche (4) (Custom)– Desenvolver política pública para aplicação da educação popular e empreendedora (ambiental, urbanística, econômica e política) participativa no currículo do ensino fundamental e médio das instituições educacionais, visando inclusive o levantamento direto de demandas locais para planejamento.

– Para a escolha dos representantes do conselho da cidade, que haja um processo amplo de divulgação, com prazo suficiente para que os segmentos da sociedade civil se façam representar com competência e visibilidade. Que o Conselho promova a capacitação contínua de seus membros para uma atuação mais eficiente.

– Criar organização de desenvolvimento urbano, desvinculada do Poder Público, pautada nos interesses da comunidade local em consonância com o conhecimento técnico, respeitando as potencialidades econômicas e ambientais dos municípios.

CONFERÊNCIA MUNICIPAL DAS CIDADES - FOTO CÉSAR CULICHE(1)

Delegados eleitos

Titulares

Julia Cibele Gomes Santos – Movimentos Populares

Wagner Zanini Passos – Movimentos Populares

Ducilio Gazetta Cabral – Movimentos Populares

Marcio Alexandre Cardoso – Trabalhadores

Mário Cotrim Sartor – Empresários

Elis Pinto – Entidade Profissionais

Miguel Felipe Lourenço Calvário Antunes – Organizações Não Governamentais

Vera Victoria Shiroky Schubert – Poder Público Municipal

Ana Iara Sanches – Poder Público Municipal

Edvaldo Antônio de Oliveira – Poder Público Municipal

Rodrigo Luiz Gomes Fumis – Poder Público Municipal

 

Suplentes

Filipe Martins – Movimentos Populares

Isadora Marchi – Movimentos Populares

Lila Marques – Movimentos Populares

José Luís Fernandes – Trabalhadores

Marcelo José Fregona – Empresário

Luís Carlos Giarola – Entidades Profissionais

Marilia M. A. Cardoso – Organizações Não Governamentais

Rafael Romagnoli – Poder Público Municipal

Leonardo Dallaqua Fugueral – Poder Público Municipal

Paulo Sergio Alves – Poder Público Municipal

Daniel César Lunardi – Poder Público Municipal