Comunidade faz limpeza de túmulos para o Finados

Esta semana a comunidade de Botucatu está marcando presença no Cemitério Portal das Cruzes, para fazer limpeza, lavagens, pinturas e reformas em túmulos para o Dia de Finados (2 de novembro – domingo). O administrador do Portal, Décio Campos revela que a equipe de varrição da Prefeitura de Botucatu esteve fazendo mutirões para manter limpas as vias do cemitério Portal. Cita, ainda, que também foi acentuada a presença de pessoas que estão realizando o serviço de limpeza nos jazigos, que se encerra na tarde desta quinta-feira (30), às 18 horas.

“Pedimos que os familiares e amigos, que farão visitas aos túmulos no dia 2, que dessem preferência por flores não naturais, uma vez que além da durabilidade não precisam ser regadas, o que afasta as chances de proliferação do mosquito da dengue (aedes aegypti)”, recomendou Campos.

O Portal da Cruzes com 59.911 sepultados (até a tarde desta quarta-feira ) em 6.400 jazigos, mantém a tradição das grandes estruturas de tijolos, concreto, mármore e bronze, deixando o cemitério parecendo uma cidade. Por isso, muitos o chamam de Cidade dos Mortos. Já o cemitério de Vitoriana também administrado por Décio Campos, conta com 1.839 sepultamentos.

Entre o Portal das Cruzes, Vitoriana e Jardim são esperadas algo em torno de 20 mil pessoas. A visitação no cemitério Portal é permitida das 6 às 18 horas e no cemitério Jardim, das 6h30 às 18 horas.

Luiz Antonio Delego, administrador do Cemitério Jardim, na Estrada Municipal José Ítalo Bacchi, s/nº, onde estão sepultadas cerca de 9 mil corpos o trabalho de limpeza não se faz necessário, já que não é permitida a elevação de estruturas dos túmulos com paredes de tijolos e os corpos são sepultados em galerias, no chão, conforme estabelece a Lei Municipal complementar nº 134, de 30 de novembro de 1995.

“Sobre as sepulturas é permitida a colocação de plantas e ou flores naturais em arranjos acondicionados em vasos descartáveis, sendo estas retiradas, conjuntamente, com os vasos, após o murchamento”, alertou Delego. Uma equipe da Secretaria Municipal de Transporte (Semutran) também efetuou pinturas de solo nas proximidades do referido cemitério.