Companhia Bielorússia abre, oficialmente, o Reluz 2011

Não poderia ter sido melhor a abertura do Reluz 2011, que aconteceu na noite desta quinta-feira (1), ? s 19h30, trazendo como novidade uma atração internacional: a premiada Companhia Nacional de Danças da Bielorrússia, com mais de 50 anos de trajetória. O grupo é reconhecido não só em seu país, mas em toda a Europa, como um dos mais bem sucedidos ao preservar as tradições históricas da cultura local, traduzindo-as para uma linguagem contemporânea.

A companhia está no Brasil para uma série de nove apresentações. O espetáculo é dedicado ao folclore russo e eslavo, em dois atos. Apresentaram-se com trajes típicos onze casais de dançarinos e um conjunto musical, formado por instrumentos musicais como o acordeon e o tsimbal, com suas impressionantes 78 cordas.

Dirigida por Valentin Dudkevich, mestre em balé, hoje a Companhia de Danças da Bielorrússia conta com mais de 120 artistas, entre bailarinos e músicos, o que a permite manter dois grupos em turnês simultâneas. O repertório também é vasto: são mais de 50 obras, combinadas em diversos programas, que vão desde o mais tradicional folclore bielorrusso ? danças típicas de povos que imigraram para aquele país. Já a cenografia faz referência ? vida nos povoados e aos trabalhos no campo, evocados por festas dedicadas ao plantio e ? colheita.

{n}Reluz{/n}

O Reluz já é realizado pelo terceiro ano consecutivo pela Prefeitura de Botucatu, através das secretarias de Cultura, Educação e Comércio e Serviços, trazendo com uma série de atrações artísticas voltadas a despertar o espírito natalino e celebrar o encerramento de mais um ano. O evento está acontecendo no Largo da Catedral e se prolonga até segunda-feira (5).

Como nas edições anteriores, uma grande estrutura foi montada para entreter e acomodar o público com conforto, incluindo tenda, cadeiras, fornecimento de água pela Sabesp, além de tenda da alegria com atividades gratuitas e pintura facial para as crianças.

Apesar de o evento acontecer ao ar livre, a organização sugere ao público que colabore com a doação de um quilo de alimento não perecível que será destinado ao Fundo Social de Solidariedade do Município. Mais informações poderão ser obtidas através dos telefones (14) 3811-3160/3814-8018 ou pelo e-mail eventos@botucatu.sp.gov.br.

{n}Programação{/n}

Nessa sexta-feira (2), a segunda noite do Reluz 2011 será dedicada aos projetos sócio-educativos da cidade. A programação prevê apresentações do Coral e Orquestra Pelicano (AFRAPE), Grupo de Flautas e Grupo de Dança da ABEM (Associação do Bem Estar), Associação El Shaddai, Orquestra e Coral do Núcleo Assistencial Joanna de Angelis e Orquestra de Cordas Aécio de Souza Salvador (OCASS).

No sábado (3), a partir das 20h30, acontecerá o Encontro de Corais, com participação do Coral Municipal Cidade de Botucatu, Coral Reverendo Francisco Guedelha (Igreja Presbiteriana Independente), Coral da Secretaria Municipal de Educação, formado por 800 vozes e Coral da Escola Industrial. Neste dia também acontecerá a chegada do Papai Noel.

O domingo (4) está reservado para o Encontro de Bandas, a partir das 20h30. Já estão confirmadas as presenças da Corporação Musical Dr. Damião Pinheiro Machado, Banda Marcial do Colégio La Salle, Banda Marcial do Colégio Santa Marcelina, Banda Sinfônica Infanto Juvenil de Pardinho e Banda Sinfônica da Prefeitura de Lençóis Paulista.

O encerramento acontecerá na segunda-feira (5), com apresentação da Orquestra Sinfônica Municipal de Botucatu e do Coral Joanna de Angelis, a partir das 19h30.