Comitiva de cidade chinesa visita Botucatu

Fotos: Valéria Cuter

Nesta quarta-feira (11), a Cidade de Botucatu recebeu uma comitiva da Cidade chinesa de Jingzhou. A comitiva conta com seis funcionários do governo do município chinês: vice-prefeito, diretor do comitê de Habitação e Construção Urbana, vice-diretor da Agência de Proteção Ambiental, vice-diretor da Secretaria Municipal de Assuntos Estrangeiros; diretor da Secretaria Municipal de Administração e Paisagismo; e a chefe de Seção do Gabinete do Governo Municipal de Jingzhou.

O objetivo da visita é a realização de um intercâmbio entre os poderes públicos de Botucatu e Jingzhou. Em 2010, uma comitiva do Poder Público botucatuense visitou a China. Entre os assuntos a serem tratados estão o crescimento, de ambas as cidades, o desenvolvimento de campanhas em relação ao meio ambiente e o potencial industrial de cada uma delas.

As atividades marcadas para esta quarta-feira são uma audiência da delegação chinesa com as autoridades locais e uma coletiva de imprensa no auditório Cyro Pires na parte da manhã e visitas ? Escola do Meio Ambiente e ? fábrica da Irizar do Brasil, no período da tarde.

As relações de Botucatu com a China são extremamente importantes, uma vez que o país asiático conta hoje com um PIB (Produto Interno Bruto) de US$ 1,71 trilhão e tem atualmente a segunda maior economia do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos.

Jingzhou é a segunda maior cidade da província de Hubei, com 6,5 milhões de habitantes, sendo 1,5 milhão na área urbana. A cidade é circundada por rios e tem sua economia baseada na plantação de arroz e na pesca, além de um grande potencial para o desenvolvimento da indústria. Jingzhou conta ainda com a maior universidade multidisciplinar da província.

Durante a visita os chineses destacaram vários pontos da cultura chinesa, algumas bastante interessantes. A cidade com mais de 6 milhões de habitantes tem apenas 50 mil veículos circulando e as infratores do trânsito pagam multas altas. Botucatu com cerca de 130 mil habitantes, possui 70 mil carros circulando pelo Município.