Comércio de Botucatu fica aberto até as 22 horas na sexta; show musical será atração na Praça do Bosque

Nesta sexta-feira, 06, o comércio central de Botucatu ficará aberto até as 22 horas. A ação promocional é voltada para a venda dos dia das mães, comemorado no domingo, 08. Como atrativo ao público, estará se apresentando em Botucatu a POIN – Pequena Orquestra Interativa, numa promoção do Sesc SP, em parceria com a prefeitura municipal de Botucatu e o Sincomércio de Botucatu e região. O espetáculo será às 19h30, na Praça do Bosque.

Os músicos

A POIN é um trabalho paralelo dos integrantes da Cia Cabelo de Maria, que consiste em um septeto formado por músicos que tocam violão, acordeom, flauta, violino, sousafone e percussão e que tem como principal característica a interatividade com o público, que é incluído de diferentes formas em todos os números musicais instrumentais apresentados.

A cada novo tema, as pessoas são convidadas a participar do espetáculo juntamente com os artistas, corroborando no arranjo. Isso se dá sempre a partir de alguma sugestão do regente daquele tema, que demonstrará ao público o que ele deve fazer através de ações que explorem ritmo, afinação, coordenação motora e memória. E a diversão está garantida.

Em um determinado trecho da música, todos os presentes devem emitir sons desafinados. Em outro tema musical, uma pequena partitura de percussão corporal deve acompanhar a melodia. Num terceiro momento, brados de “hey” dão a forca rítmica necessária àquela composição. Em cada número, uma nova surpresa para a plateia.  

O som da POIN é uma mistura de música dos Balcãs, Klesmer, valsas malucas e música cigana. O ritmo é contagiante e é praticamente impossível assistir ao septeto sem que o corpo inicie movimentos ao compasso da música. A trilha sonora foi criada especialmente para o espetáculo e pensada para funcionar em locais alternativos, como a rua, ambientes abertos ou qualquer espaço que permita a presença do septeto e a participação do público nas brincadeiras musicais.