Coleta seletiva já atende a região central

O serviço de coleta seletiva, que começou pela região Norte e loteamentos fechados de Botucatu, agora já atende um quadrilátero de ruas do Centro de Botucatu: da Rua Costa Leite até a Rua Rangel Pestana, e da Rua Carlino de Oliveira, em frente ao Cemitério Portal das Cruzes, até a Avenida Floriano Peixoto, próximo antigo Pontilhão da Fepasa. Os caminhões passam neste trecho toda terça e sexta-feira, após as 18 horas.

“Nossa recomendação é que a população separe vidro, papel, plástico e metal em sacos distintos, de preferência, e coloque-os nas lixeiras o mais próximo do horário de coleta. Vale lembrar que não serão recolhidos eletrodomésticos em geral, suportes de pia, armários, colchões ou outros materiais volumosos”,  coloca Fernanda Bernardi, chefe da divisão de Coleta Seletiva pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

“Temos nos surpreendidos com alguns bairros, que já tem assimilado que a coleta seletiva não é um bota fora de entulhos. Por isso o serviço será expandido gradativamente às demais regiões, sempre acompanhado de orientações educativas”, reforça Patricia de Moraes, engenheira da Botucatu Ambiental, consórcio responsável pelo novo Sistema Integrado de Limpeza Urbana de Botucatu iniciado neste ano.  

Pontos de Entrega Voluntária também funcionam como reforço da coleta de materiais reciclados. PEVs são contêineres com cerca de mil litros de capacidade, autoexplicativos, e com entradas para vidro, papel, plástico e metal. No total serão instalados 30 PEVs até 2015.

Três já foram instalados nos seguintes locais: Praça Olice Petricone [Avenida Conde de Serra Negra – Jd. Peabiru]; Rodovia Gastão Dal Farra [próximo ao posto de gasolina Santa Cecília – Jd. Aeroporto]; e na Praça em frente ao Terminal Rodoviário. 

 

Vias limpas

Paralelamente ao serviço de coleta seletiva, a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente tem realizado neste fim de ano mais uma campanha Vias Limpas. A ação busca disciplinar a disposição dos resíduos gerados pelos lojistas nos canteiros e vias dos centros comerciais como Rua Amando de Barros, Avenida Dom Lúcio, entre outras.

A orientação é que o lixo seja acondicionado em local apropriado, fora do alcance de animais, e depositado o mais próximo do horário de coleta previsto. Além de prejudicar a imagem da Cidade, o mau acondicionamento do lixo pode provocar perigo no tráfico de veículos; entupimento de bueiros e galerias; e atração de colônias de roedores, insetos e animais peçonhentos. 

A coleta seletiva, bem como todos os serviços de limpeza pública, está sob a responsabilidade do Consórcio Botucatu Ambiental, formado pelas empresas Revita Engenharia S/A e Monte Azul Engenharia LTDA, que atende a população pelo telefone (14) 3813-1486.

Informações sobre o serviço podem ser obtidas junto ao Departamento de Limpeza Pública da Prefeitura pelo telefone (14) 3882-5507. A Divisão de Coleta Seletiva, junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, também pode ser acionada pelo (14) 3882-1290.