Clínica do Bebê e Farmácia Municipal são inauguradas

Fotos: Valéria Cuter

Visando a importância dos cuidados com a primeira infância a Prefeitura de Botucatu, por meio do programa “Botucatu com mais Saúde”, inaugurou na tarde desta quarta-feira (4), ? s 15 horas, a Clínica do Bebê, localizada na Avenida Santana, nº 353, no Centro.

A Clínica será um espaço de atendimento multidisciplinar, onde todas as crianças de Botucatu durante a primeira semana de vida irão passar por avaliação precoce de riscos e diagnósticos. Ela irá garantir o cuidado mais adequado a cada condição de vida e saúde; estimular o aleitamento materno exclusivo, e rastrear o acompanhamento do recém-nascido de risco. O local conta com recepção, três consultórios, cantinho de amamentação, sala de procedimentos, sala de estar e trocador.

O vice-prefeito Antonio Luiz Caldas Júnior explica que com a Clínica do Bebê todas as crianças nascidas em Botucatu, tanto na rede pública como privada, serão avaliadas em todos os aspectos e a família será orientada a fazer exames, testes e vacinas. “Este período de 0 a 3 anos é o mais importante da vida das crianças e se algum problema for detectado desde cedo receberá toda a assistência devida”, reforça.

Segundo o prefeito João Cury Neto, em Botucatu nascem em média cinco crianças por dia e a Clínica do Bebê vem para atender e informar todas as famílias independentes da classe social. “Todo esse acompanhamento com os bebês irá mudar o entendimento em relação ? importância dos cuidados na primeira infância. Lutamos para ter uma sociedade onde as crianças não morram crianças, e possam se desenvolver como cidadãos, por isso elas merecem uma atenção especial por parte do poder público”, enfatiza.

{n}Farmácia Municipal{/n}

Na oportunidade ainda foi inaugurada as novas instalações da Farmácia Municipal, que trabalha com a distribuição de medicamentos para pessoas atendidas no Espaço Saúde “Professora Cecília Magaldi” e nos demais serviços e também com remédios de alto custo.

A Farmácia antigamente era localizada na própria Secretaria de Saúde, na Vila dos Lavradores em instalações inadequadas, onde o público era praticamente atendido do lado de fora do prédio, debaixo de sol e chuva.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Tania de Cácia Gasparelo, agora tanto os funcionários como as pessoas que irão retirar os remédios terão um espaço reformulado com conforto e praticidade. “As novas instalações contam com novo mobiliário, estoque e locais adequados. Isto é um salto na qualidade do atendimento farmacêutico do Município”, afirma.