Clínica do Bebê completa três anos em Botucatu

 
 

 

http://www.botucatu.sp.gov.br/fotos/noticias/18016/Gall003.JPG

A Clínica do Bebê completa neste sábado (4) três anos de atividade em Botucatu. Ela oferece um serviço pioneiro voltado aos cuidados com a primeira infância. Nela, todas as crianças do Município, nascidas em maternidades públicas ou privadas durante a primeira semana de vida, passam por avaliação precoce de riscos e diagnósticos.

Para marcar esta importante data o Fundo Social de Solidariedade (FSS) realizou nesta quinta-feira (2) a doação de enxovais produzidos por um grupo de voluntárias. Ao todo foram doados nove kits de enxovais compostos por manta; conjunto de lã (casaco, sapato e goro); pagão; mijão; sapatinhos; fraldas de tecido; porta algodão e uma bolsa.

Os enxovais foram produzidos por um grupo formado por nove mulheres voluntárias. O trabalho teve a duração de três meses e foi realizado na própria sede do Fundo Social.

As pessoas interessadas em participar das atividades do projeto voluntário podem procurar a sede do Fundo Social, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, na Rua General Telles, nº 1434, no Centro. Outras informações pelo telefone (14)3813-8504. Na oportunidade o Fundo Social também realizou a entrega de mais 180 fraldas para a Clínica do Bebê.

 

Cuidados ao bebê

 

Instalada dentro do Espaço Saúde – “Professora Cecília Magaldi”, a Clínica do bebê conta com recepção, três consultórios, cantinho de amamentação, sala de procedimentos, sala de estar e trocador. O objetivo é auxiliar na diminuição da mortalidade infantil na Cidade, estimular o aleitamento materno exclusivo, e rastrear o acompanhamento do recém-nascido de risco.

Todas as crianças que são atendidas pela equipe da Clínica do Bebê também são encaminhadas para uma assistente social e em caso de não terem condições financeiras receberão além dos cuidados, um enxoval básico para criança.

Segundo a enfermeira responsável pela Clínica do Bebê, Michele Cristine de Oliveira Minharro, em média, é realizado o atendimento de 160 a 180 recém-nascidos no local. “Todos os bebês passam pelos testes do ‘Coraçãozinho’, ‘Orelhinha’, ‘Pezinho’ e ‘Olhinho’, além de receberem a vacina BCG. O importante é que com a Clínica do Bebê estamos conseguindo orientar as mães que têm dúvidas sobre aleitamento materno, além de centralizar e monitorar fielmente todos os recém-nascidos, procedimento este que tem ajudado Botucatu  diminuir, ano a ano, o índice de mortalidade infantil”, argumenta.

Todo recém-nascido que passa pela Clínica do Bebê ainda é registrado em foto, que é entregue aos pais. “Para muitos é a primeira foto do filho ou filha após o nascimento. É mais um mimo oferecido e que fortalece nosso vinculo com estas famílias”, complementa Michele.