Claudio Miranda deixa a Secretaria de Saúde para assumir a Fundação UNI

 

Claudio Miranda Saude
Secretário desde 2013, Claudio assume a Fundação UNI no lugar do professor Bazuca

O médico Claudio Lucas Miranda não é mais o Secretário Municipal de Saúde. Ele assume a partir de agora a direção/presidência da Fundação UNI, órgão ligado à Faculdade de Medicina de Botucatu e que faz a gestão da Saúde no município desde 2009, tendo o contrato renovado automaticamente em 2013. Em seu lugar na pasta da Saúde assume a até então Secretária Adjunta Valéria Manduca.

O convite para Claudio Lucas Miranda partiu do professor Pasqual Barretti, diretor da Faculdade de Medicina e responsável pelo Conselho de Curadores da Fundação, após a recente saída de José Carlos Christovan, o professor Bazuca. De imediato ele comunicou ao Prefeito Municipal João Cury, que o apoiou na decisão. Ele já trabalhou na Fundação UNI como coordenador médico antes de assumir a Secretaria em 2013.

“O convite foi inusitado e rápido. De início disse que precisaria checar minha situação na Secretaria e com o Prefeito João Cury. Eu aceitei, sou filho de lá, comecei meu trabalho lá e devo muito da minha formação a Fundação. Sei que é um momento complicado, de fim de mandato, mas me esforçarei ao máximo para não deixar a peteca cair”, disse Dr. Claudio ao Acontece Botucatu.

Professor Bazuca que deixou a Fundação UNI Foto: Prefeitura Municipal de Botucatu
Professor Bazuca que deixou a Fundação UNI
Foto: Prefeitura Municipal de Botucatu

Questionado pela reportagem se está chegando em uma Fundação que poderia passar por problemas financeiros, Claudio Lucas Miranda negou que esteja assumindo um cargo de alto risco. “Não sei de onde saiu essa conversa de situação financeira crítica. Eu não deixaria a Secretaria para assumir uma bucha. A saída do professor Bazuca não tem nenhuma relação com isso, ele saiu por conta de projetos pessoais, não tem nada a ver com a gestão da saúde. Eu estou chegando em uma fundação de grande expressão em nossa cidade e na região também, pois tem contrato de gestão em São Manuel, por exemplo. A Fundação UNI  tem uma equipe muito capacitada e se encontra em uma situação organizada. Espero terminar esse trabalho que foi iniciado pelo professor Bazuca de forma bastante efetiva”, explicou Claudio Miranda.

manduca
Valéria Manduca assume o lugar de Claudio Miranda Foto: Acontece Botucatu

Valéria Manduca assume a Secretaria Municipal de Saúde por 5 meses, ou seja, até o final do mandato do Prefeito João Cury. Com quase 30 anos de experiência na Saúde Pública, tendo inclusive ocupado o cargo de Secretária em Itatinga por 8 anos, ela foi convidada pelo próprio prefeito, entendendo que ela seria a profissional ideal para o cargo nesse momento.

“Vou continuar o trabalho do Claudio. Minha área sempre foi voltada para a parte administrativa, nos planos, relatórios, indicadores e agora esse desafio. É um desafio, mas eu gosto muito de trabalhar com o SUS, eu acredito no SUS e a acredito no nosso serviço”, colocou Valéria Manduca ao Acontece Botucatu.