Cemitério Jardim passa por obras para ser ampliado

Fotos: Valéria Cuter / divulgação

O Cemitério Jardim, localizado ? s margens da Avenida José Ítalo Bacchi, na região Sul de Botucatu, tem recebido atenção especial da Prefeitura. O local, onde estão sepultadas pouco mais de 8 mil pessoas, passa por obras que permitirão sua ampliação. Também estão sendo realizados serviços de manutenção que contribuirão para a melhoria das condições de funcionamento do espaço.

O principal trabalho é a construção de 300 metros de galerias que permitirão a captação adequada das águas de chuvas no terreno que está sendo preparado para abertura de mais 700 carneiras destinadas aos futuros sepultamentos. As equipes atuam em várias frentes com assentamento de tubos, terraplenagem, construção de guias, abertura de carneiras, reforma do calçamento e manutenção dos jardins.

Cerca de 20 funcionários foram mobilizados para execução dos serviços. O ritmo de trabalho é intenso desde o último dia 15 e a previsão da Secretaria Municipal de Obras é que a conclusão aconteça no prazo de 30 dias.

“Acredito que até o final desta semana a parte de galerias esteja concluída. Depois ainda temos que entrar com a pavimentação. O crescimento da cidade nos obriga a trabalhar no sentido de deixar os cemitérios preparados para atender a demanda por sepultamentos. E no cemitério Jardim a capacidade já estava praticamente se esgotando”, declara o secretário municipal de Obras, André Peres.

O administrador do cemitério, Luiz Antonio Delego, confirma a importância dos trabalhos que estão sendo feitos no local. “É a primeira vez em cerca de trinta anos que recebemos obras desse porte. A quadra mais ao fundo já está praticamente cheia. Essa ampliação vai permitir a abertura de cerca de 700 novas carneiras. Além disso, as calçadas principalmente estavam bastante deterioradas. De fato, era preciso melhorar a estrutura para atender as cerca de mil pessoas que visitam o cemitério todos os meses”, ilustra.