CEI do Parque Convívio foi inaugurado nesta quinta-feira

“Quem sabe faz a hora, não espera acontecer”. Foi esta uma das frases ditas pelo prefeito João Cury Neto, em seu pronunciamento na solenidade de inauguração do Centro de Educação Infantil (CEI) João Paulo II, que funcionará na Rua das Violetas nº 71, no Parque Convívio. O projeto é da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação e foi viabilizado pelo PAI – Programa de Assistência ? Infância – lançado em agosto deste ano.

O CEI em início das atividades estará atendendo 25 crianças, com idade variando entre 4 meses e 3 anos (Berçário ao Maternal II). De forma gradativa, serão abertas novas vagas (previsão de 100) para absorver a demanda de bairros como Convívio, Recreio do Havaí, Parque dos Pinheiros e parte da Cohab I.

Esse novo modelo permite que a Secretaria Municipal de Educação celebre parcerias com Organizações Sociais credenciadas pela Prefeitura. Por meio delas, entidades com experiência comprovada na área de educação (no mínimo de um ano) assinaram um contrato de gestão que permite a abertura de novas creches e a ampliação da oferta de vagas na Cidade.

No caso do CEI João Paulo II, a parceria foi firmada com a SASAM – Sociedade de Assistência Social Apostólica e Missionária, presidida pela Irmã Terezinha Aparecida Pereira e cuja sede está localizada no mesmo local da creche. A diretora da unidade será a Irmã Tereza Romani da Silva. Além das irmãs discursaram sobre essa nova unidade o ex-vereador Fernando Aparecido Carmoni, o Secretário de Educação Narcizo Minetto Júnior, o presidente da Câmara Municipal, vereador Reinaldinho e o próprio prefeito João Cury. A benção foi dada pelo padre José Carlos Fortes. Também estiveram presentes outras autoridades do Município, como secretários e vereadores.

O contrato de gestão do CEI João Paulo II, estabelece uma série de objetivos a serem cumpridos, que levam em conta a qualidade do serviço oferecido e o número de crianças atendidas. Caberá ? entidade a contratação dos funcionários por meio de um processo seletivo.

Para o secretário municipal de Educação, Narcizo Minetto Júnior, o PAI representa um avanço nas parcerias firmadas com entidades de reconhecida competência na área educacional. “Isso permite agilidade na ampliação da oferta de vagas em creches, atendendo centenas de pais que, nos últimos anos, tiveram o nome de seus filhos incluídos em listas de espera que pareciam não ter fim”, colocou Minetto.

O prefeito João Cury disse que apesar dos avanços conquistados em 2009, quando a Secretaria de Educação conseguiu abrir mais de 900 vagas nas creches municipais, o governo precisa dispor de instrumentos para que a ampliação da oferta seja contínua. “A criação do PAI nos permite trabalhar dentro dessa perspectiva. Os pais podem contar conosco. Mais do que simplesmente atender nossas crianças, continuaremos investindo pesado na qualidade da educação oferecida a elas”, frisou o prefeito.

Ele colocou como meta chegar a 1.300 vagas em creches nesses dois primeiros anos de governo. Salientou que já foram entregues oito novas creches e outra será inaugurada ainda este ano. “Nos próximos dias estaremos inaugurando a creche que vai beneficiar a região do Jardim Aeroporto e atender 200 crianças. Esta é uma maneira de fazer o dinheiro dos impostos pagos pela população seja investido na própria população. Melhor ainda se for para atender crianças”, finalizou o prefeito.

Fotos: Valéria Cuter