Campanha visa manter limpas as calçadas da cidade

Principal alvo da campanha serão comerciantes, moradores e quaisquer outros cidadãos que, consciente ou inconscientemente, causam transtornos

 

A Prefeitura Municipal de Botucatu, por meio das secretarias municipais de Desenvolvimento, Indústria Comércio e Serviços, Fazenda e Comunicação, com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), prepara o lançamento da campanha educativa “Calçada Livre”. O objetivo é sensibilizar a população quanto à necessidade da desobstrução das calçadas, a fim de garantir condições de mobilidade aos pedestres, especialmente idosos, pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida. 

O principal alvo da campanha serão comerciantes, moradores e quaisquer outros cidadãos que, consciente ou inconscientemente, causam transtornos e infringem a lei ao colocar obstáculos – como placas de anúncio, mesas, cadeiras, mercadorias, etc. – em passeios públicos, canteiros ou qualquer outro local impróprio.

A campanha será desenvolvida com a intensificação dos trabalhos de fiscalização e elaboração de material de orientação à população. Quem insistir em desobedecer a lei será notificado e corre o risco de ter o material apreendido, além de estar sujeito ao pagamento de multa. 

“Fazemos um apelo para que as pessoas evitem de colocar materiais nas calçadas. Queremos primeiro educar e conscientizar a população para só então punir aqueles que desrespeitarem a legislação. Vamos atuar com bastante rigor para garantir que os pedestres, sobretudo idosos e pessoas com deficiência, tenham assegurado o direito de circular com segurança pelas calçadas”, explica o secretário de Desenvolvimento, Edison Baptistão, lembrando que casos de obstrução do passeio público poderão ser denunciados através do telefone (14) 3811-1503.