Campanha de Trânsito terá diversas atividades

Até dia 25 a  Secretaria de Mobilidade Urbana (Semutran) de Botucatu promove a Semana Nacional de Trânsito 2015, com diversas atividades. A campanha é uma iniciativa do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), ligado ao Ministério das Cidades, em parceria com os municípios.

O tema deste ano será "Década Mundial de Ações Para a Segurança no Trânsito – 2011/2020: Seja VOCÊ a mudança no Trânsito”. Vale lembrar que Botucatu já assinou em 2011 o pacto proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU), que é reduzir em 50% os acidentes e mortes no trânsito até 2020.  

As primeiras peças publicitárias sobre a Semana Nacional de Trânsito já começaram a ganhar as ruas do Município. Além de outdoors, haverá a distribuição de 13 mil panfletos nas escolas e através de bloqueios educativos em parceria com a Guarda Civil Municipal, Policia Militar e Detran. Carros batidos serão colocados em pontos estratégicos da Cidade com objetivo de chamar a atenção de motoristas e pedestres para a campanha. Serviços de sinalização, em especial a pintura de faixas de pedestres, também serão intensificados neste período.

“Temos esse desafio de reduzir pela metade os acidentes e mortes no trânsito, mas isso só é possível com mudança de comportamento. Neste sentido, o slogan ‘Seja Você a Mudança no Trânsito se encaixa perfeitamente. Espero que a população incorpore e multiplique esse conceito”, diz o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Vicente Ferraudo.

“Atitude é a palavra certa para que possamos mudar a realidade do trânsito. Não adianta cobrar educação do próximo ou solução do Poder Público, se você mesmo fica mandando mensagem de texto pelo celular enquanto dirige e ainda sem cinto de segurança. Mas parar segundos para que uma pessoa possa atravessar a rua com segurança na faixa isso sim é uma atitude positiva”, comenta o vice-prefeito Antonio Luiz Caldas Júnior, que esteve presente na cerimônia de abertura da Semana Nacional de Trânsito.

O IBGE estima que Botucatu tenha hoje cerca de 140 mil habitantes. Segundo a Semutran, a frota atual do Município é de 91.286 veículos, divididos da seguinte maneira: automóveis (57.528); motocicletas e motonetas (18.202); caminhonete e camioneta (9.666); caminhões (2.120); ônibus e microonibus (893); reboques, semi-reboques, tratores, triciclos e utilitários (2877).

Mais do ampliar os tradicionais serviços de rotina [instalação de placas e lombadas, pinturas de solo, e mudanças de direção], implantar contadores regressivos em todos os cruzamentos semafóricos da Cidade e utilizar radar móvel para coibir o excesso de velocidade de veículos nas vias mais perigosas, a Semutran tem apostado muito no fator “educação”. 

Além de desenvolver campanhas como a Carona Solidária, Faixa Segura e Botucatu Ar + Puro, há projetos de caráter continuado como o “Se Essa Rua Fosse Minha”, implantado na grade curricular das escolas municipais de ensino fundamental, e que converge com as atividades da Escolinha de Trânsito, onde passam por mês mais de 400 alunos.