Campanha arrecada recursos à criança e adolescente

Foi realizada, no auditório da Diretoria Regional de Ensino, a solenidade de lançamento da Campanha de Incentivos Fiscais 2012, que tem à sua frente o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA). O tema deste ano é “Procuram-se Heróis – Não é Preciso Super Poderes para Salvar uma Vida”.

Estiveram presentes no evento o vice-prefeito Antonio Luiz Caldaz Júnior; o presidente da Câmara Municipal, André Rogério Barbosa (Curumim); a vice-presidente do CMDCA, Nilza Pinheiro dos Santos; a diretora da Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social, Amélia Maria Silva; o membro do Conselho Tutelar e da Comissão de Orçamento e Captação de Recursos do CMDCA, José Armando Pescatori; e demais autoridades públicas e representantes de entidades sociais.

A campanha, realizada anualmente e a qual conta com o apoio da Prefeitura de Botucatu, busca incentivar empresas e sociedade civil a destinar uma porcentagem do imposto de renda ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FMDCA). Esse dinheiro é revertido para obras e entidades de Botucatu, que desenvolvem projetos culturais, educacionais, profissionalizantes, esportivos e de lazer voltados para crianças e jovens.

Pessoas físicas podem doar até 6% de seu imposto, se for recolhido até dezembro de 2012, ou até 3%, se recolhido até o mês de abril de 2013. Já as empresas que quiserem contribuir, devem adotar o sistema de Lucro Real, podendo destinar até 1% do imposto devido para o FMDCA, o qual também precisa ser recolhido até o final de dezembro deste ano.

“Em 2011, conseguimos arrecadar R$ 2, 27 milhões, o que mostra que a campanha vem crescendo. Mas podemos crescer ainda mais. Nós temos a responsabilidade pelo mundo de amanhã, pois o maior patrimônio de uma nação são suas crianças e adolescentes. E ajudar é muito simples. Do que a pessoa iria pagar como imposto de renda, ela destina uma parte para salvar e melhorar a vida dos nossos jovens”, argumentou Pescatori.

O vice-prefeito de Botucatu afirmou que o CMDCA é um feliz exemplo de “casamento” entre o Poder Público e as instituições sociais (a Prefeitura destina, anualmente, uma verba para as entidades do Município). Além disso, ressaltou a importância de levar as informações referentes à campanha até a população, que muitas vezes não possui conhecimento do processo, e acaba deixando de contribuir por falta de esclarecimentos.

“Espero que tenhamos cada vez mais programas que possam ajudar as crianças e os jovens, solucionando seus problemas e os preparando para a vida.
Hoje, fazemos um trabalho que visa permitir à eles desfrutarem de forma única cada fase de suas vidas: a infância, a adolescência, os estudos e a fase profissional. Devemos ter a consciência de que essa é uma questão de responsabilidade de toda a sociedade. Toda nação tem como papel fundamental cuidar de sua prole e, contribuindo com esta campanha, todos estarão ajudando”, completou. Mais informações sobre a campanha no site www.mudeestahistoria.com.br ou pelos telefones (14) 3811-1515 ou (14) 3882-0636.