Caminhada da Fé 2015 espera reunir milhares de fiéis

Na primeira hora desta sexta-feira (03) milhares de pessoas deverão participar da 20ª Caminhada da Fé de Botucatu, evento religioso da comunidade católica que já virou tradição na Cidade com coordenação do padre Orestes Gomes, da Paróquia Nossa Senhora Menina, da Vila Maria.

Os caminhantes vão se concentrar em frente à Paróquia de São José e percorrerão,  aproximadamente, 11 quilômetros, passando por diversas igrejas, rezando o terço, orando e cantando. “Como aconteceu em anos anteriores nossa expectativa é reunir milhares de pessoas. Acreditamos na participação maciça da comunidade católica de Botucatu e de outras cidades da região”, previu o padre Orestes.

Vale lembrar que ao longo dos anos a caminhada sofreu alterações. Nas suas primeiras edições visitava todas as igrejas da cidade, sem exceção, mas houve a necessidade de encurtar o trecho, em razão do cansaço dos fiéis, já que grande parte dos caminhantes é idosa. Com isso a caminhada deixou de passar pela parte alta da cidade, como Vila Antártica, Vila dos Lavradores e Vila Aparecida, cruzando o Viaduto Bento Natel.

Os caminhantes saem da Praça da Igreja São José indo até a Igreja Santa Terezinha, no Bairro do Lavapés. De lá segue para Conjunto Habitacional Humberto Popolo, na Cohab I, na Igreja São Pio X. Depois os fiéis se deslocam até o Bairro dos Comerciários, onde aportam na igreja do Santíssimo Sacramento e seguem para o Ginásio Municipal de Esportes, no Bairro Alto, onde haverá uma parada para descanso antes de seguir para a igreja Menino Deus, ainda no Bairro Alto. De lá, a comitiva católica segue para a Catedral Metropolitana de Botucatu, para o encerramento, onde fiéis receberão a benção do Arcebispo Dom Maurício Grotto de Camargo.

Vale lembrar que a Caminhada da Fé foi criada pelo radialista Plínio Paganini, um dos pioneiros a aderir a Renovação Carismática Católica em Botucatu e que fazia parte do Grupo de Oração da Igreja São José, onde as pessoas se reuniam para rezar o terço e cantar pelos menos uma vez por semana. Ao lado de Plínio na criação da Caminhada da Fé, esteve a irmã Anunciação, da Congregação das Servas do Senhor.