Botucatu tem mais 124 vagas para Cursos de Qualificação

Botucatu foi mais uma vez contemplada dentro do “Via Rápida”, programa da Secretaria Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia que abriu neste mês de julho 37.152 mil novas vagas em cursos gratuitos de capacitação profissional em todo o Estado de São Paulo. No Município serão 124 vagas nas áreas do comércio, serviços e indústria. As inscrições podem ser feitas pelo site www.viarapida.sp.gov.br.

Em parceria com o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) serão oferecidas 30 vagas para o curso de “Recepção e Atendimento Telefônico” e outras 30 para “Técnicas de vendas”. As aulas devem ter início em agosto próximo.

Pelo Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) serão promovidos quatro cursos com turmas que suportarão 16 pessoas cada. São eles: “Eletricista instalador”, “Modelagem Industrial Básica”, “Noções Básicas de Chapeamento Aeronáutico”, e “Soldador eclético”. Neste caso as aulas devem ter início no mês de setembro deste ano.

Para participar é preciso ter idade mínima de 16 anos, ser alfabetizado e residir no Estado de São Paulo. Para efetuar a inscrição, os documentos necessários são RG e CPF. Os participantes recebem material didático gratuitamente e subsídio de transporte no valor de R$ 120.

Desempregados, sem seguro desemprego ou benefício previdenciário, também têm direito ? bolsa-auxílio mensal de R$ 210, durante o período do curso. Será dada prioridade para candidatos: que estejam desempregados; com maior idade; com baixa escolaridade; mulheres arrimo de família; e pessoas com maiores encargos familiares.

Com essa e outras iniciativas já foi possível capacitar mais de 2,5 mil pessoas em Botucatu desde 2010 e isso está refletindo no mercado. Em janeiro de 2009, segundo números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, o Município contabilizava 32.688 pessoas com emprego formal, ou seja, com carteira de trabalho assinada. Até maio de 2012 esse montante já era de 36.930, mais de 4 mil novas pessoas empregadas. A área de serviços é a que mais cresce e hoje emprega mais de 13 mil em Botucatu, seguida pela indústria, com 11,7 mil, e comércio, com 7,5 mil profissionais.

Os candidatos que não possuem acesso ? internet podem efetuar a inscrição em algum dos cursos do Via Rápida por meio dos computadores disponíveis pelo Acessa SP (Espaço Cultural – Avenida Dom Lúcio, nº755, Centro / Subprefeitura de Rubião Júnior – Rua João Calonego, nº60, Distrito de Rubião Júnior) ou Poupatempo (Avenida Floriano Peixoto, nº461, Centro).

Os interessados em participar de algum curso de qualificação viabilizado pela Prefeitura também podem entrar em contato pelo telefone 3811-1449, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, alocada no prédio da Prefeitura de Botucatu (Praça Pedro Torres, 100 – Centro).