Botucatu sediará Congresso Nacional de Aviação Agrícola

Mais uma vez, Botucatu foi escolhida para sediar o Congresso Nacional de Aviação Agrícola, o segundo maior evento do gênero no mundo, promovido anualmente pelo Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola. O SINDAG 2016 acontecerá de 22 a 24 de Junho, nas dependências do aeroporto municipal “Tancredo Neves”.

Os inscritos terão a oportunidades de participar de debates e palestras com autoridades governamentais, pesquisadores, especialistas e profissionais do mercado e de uma feira de negócios onde empresas do setor farão a exposição do que há de mais moderno em produtos, máquinas, aeronaves, serviços e equipamentos voltados a atender as necessidades e demandas desse importante segmento da economia brasileira.

A programação também prevê demonstrações de aeronaves em simulação de pulverizações e de combate a incêndios, com três fabricantes: a brasileira Embraer e as norte-americanas Air Tractor e Thrush. A expectativa é que a edição deste ano reúna cerca de mil pilotos e operadores da aviação agrícola.

Para o secretário de Desenvolvimento, Edison Baptistão, o retorno do evento para Botucatu é uma grande conquista para a cidade e uma excelente oportunidade para que os pilotos conheçam a fábrica da Embraer, onde é produzido o Ipanema, único avião agrícola nacional. 

“Havia o desejo dos operadores da aviação agrícola brasileira de voltarem à Botucatu. No ano passado, estive pessoalmente em Luís Eduardo Magalhães, na Bahia, onde o evento foi realizado. E lá, em contato com a diretoria do Sindag praticamente definimos a volta do Congresso para Botucatu. Na verdade é uma volta para a casa, já que a única fábrica brasileira de aviões agrícolas está sediada em nossa cidade”, afirma. 

Uma grande estrutura será montada no aeroporto municipal “Tancredo Neves” para abrigar o evento. Serão em torno de 4 mil metros quadrados de tendas com auditório para 800 pessoas, espaços para expositores, restaurante, sanitários, entre outras instalações. Segundo Baptistão, o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, já confirmou presença na abertura do evento. Os organizadores trabalham para trazer também a Ministra da Agricultura, Kátia Abreu. “Queremos realizar um evento para marcar época na aviação agrícola”, diz o secretário.

Formalização – Na próxima terça-feira (8), às 14 horas, no auditório da Prefeitura de Botucatu, acontecerá a cerimônia de assinatura do acordo de cooperação entre o município e o SINDAG e a apresentação do Congresso de 2016. Entre as autoridades que confirmaram presença estão o prefeito João Cury Neto; o presidente do SINDAG, Comandante Nelson Antônio Paim; o gerente do programa Ipanema/Embraer, Claudio Negri da Silva e o proprietário da Aeroglobo, Fabiano Cunha.  

(Ass. de Imprensa da Prefeitura)