Botucatu sedia reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica

Botucatu recebe na próxima sexta-feira (30), a partir das 14 horas, na unidade do Serviço Social da Indústria (Sesi), a 35ª Reunião Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica dos rios Sorocaba e Médio-Tietê. O Município estará representado pelo prefeito João Cury Neto e o secretário municipal de Meio Ambiente, Perseu Mariani.

Na oportunidade, entre os assuntos a serem discutidos, estão os projetos deliberados pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos 2012, e os novos pleitos para este ano ao Fehidro, que oferece suporte financeiro ? Política Estadual de Recursos Hídricos.

No ano passado Botucatu apresentou a este fundo um projeto para elaboração de Plano de Macrodrenagem Urbana. Na época o Município foi contemplado com R$ 200 mil para elaboração do projeto que está em processo de licitação. Para 2013, a Cidade apresentou ao Fehidro um novo projeto, desta vez para a elaboração de um Plano de Macrodrenagem Rural com custo estimado de R$ 150 mil.

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio Tietê é um colegiado que cuida das águas de uma das mais importantes áreas do estado de São Paulo. Abrange 34 municípios, com uma população aproximada de 1,6 milhão de moradores, um grande polo industrial com mais de 8 mil indústrias, e diversas unidades de conservação como uma extensão significativa de afloramento do Aquífero Guarani, além de mananciais e remanescentes da mata atlântica.

{n}Cidades abrangidas {/n}

Botucatu
Sorocaba
Salto de Pirapora
Boituva
Porto Feliz
Tatuí
Quadra
Porangaba
Bofete
Mairinque
Alumínio
Ibiúna
Vargem Grande Paulista
Araçoiaba da Serra
Capela do Alto
Piedade
Votorantim
Torre de Pedra
Anhembi
Itu
Cerquilho
Cesário Lange
Cabreúva
Salto
Tietê
Iperó
Sarapuí
Alambarí
Pereiras
Conchas
Araçariguama
São Roque
Laranjal Paulista
Jumirim