Botucatu sedia palestra sobre segurança viária a idosos

O Centro de Lazer Nova Aurora, instalado na Rua José Ravagnani, Vila Nossa Senhora de Fátima, estará sediando no próximo dia 5 de novembro,  das 9 às13 horas,  palestras de capacitação dos programas Segurança Viária para Idosos e Com Maior Cuidado, promovidas pelo Detran-SP, Mapfre e Programa São Paulo Amigo do Idoso.

O objetivo do programa é melhorar as condições de vida da população idosa, por meio de ações educativas e reflexivas para a adoção de medidas seguras no trânsito, para redução do número de acidentes e atropelamentos envolvendo este público, além de conscientizar familiares e profissionais que lidam com pessoas acima de 60 anos e os próprios idosos.

Palestra traz informações e orientações importantes de prevenção de acidentes de trânsito com a população idosa, buscando ações eficazes e rápidas em casos de acidentes, bem como as medidas a serem tomadas diante de situações de emergência e o cuidado para com a população idosa nas ruas da cidade.  Vale lembrar que Botucatu conta com cerca de 90 mil veículos cadastrados e 10 mil flutuantes que circulam pela cidade, para uma população estimada em 140 mil habitantes.

Programa é do governo estadual que em pesquisa comprovou que os idosos são as maiores vítimas de acidentes de trânsito,  apontando que a cada grupo de 100 mil habitantes, 21 idosos morrem em acidentes de transporte terrestre no estado de São Paulo. O número é menor que a média do país, que registra 31,1 mortes por 100 mil habitantes, mas é superior ao de países considerados desenvolvidos em segurança viária, nos quais o quadro geral de mortos, incluindo idosos, em acidentes de trânsito não ultrapassa cinco mortes a cada grupo de 100 mil.