Botucatu sedia Encontro Regional de Saúde e Trânsito

Fotos: Valéria Cuter

Na manhã desta quinta-feira (18), a partir das 8h30, foi realizado o Segundo Encontro Regional de Saúde, Trânsito e Transporte Urbano, no auditório Professor Doutor Paulo Rodolfo Leopoldo, no campus da Unesp da Fazenda Lageado, em Botucatu.

O evento, que teve sua primeira edição em 2012, realizada em Marília no mês de junho, reuniu participantes de mais de 80 cidades, marcou também o início da Semana Nacional de Trânsito, que acontece entre os dias 18 a 25 de setembro. O tema deste ano é a “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Não exceda a velocidade, preserve a vida”.

Entre os palestrantes do encontro esteve Dirceu Rodrigues Alves Júnior, diretor de Comunicação da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet); Valter Casseb, coordenador da área de estudos e projetos voltados ? redução de acidentes CET – São Paulo; Wilson Yasuda, coordenador da Comissão de Segurança da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonestas, Bicicletas e Similares (Abraciclo); e Ângelo Fedê, assessor técnico de diretoria da SPTrans.

Para a campanha serão feitas ações voltadas para chamar atenção da população sobre os problemas no trânsito. “O objetivo é tentar sensibilizar, principalmente os jovens, que são os mais expostos ao risco de acidentes de trânsito, sobre a velocidade seus perigos e as consequências de um acidente”, destacou o secretário as Semutran, engenheiro Vicente Ferraudo.

Estatisticamente, o erro humano é responsável por 90% dos acidentes registrados e as causas mais comuns são: velocidade excessiva, dirigir sob efeito de álcool ou de outro tipo de droga, distância insuficiente em relação ao veiculo dianteiro, desrespeito ? sinalização, imprudência e imperícia.