Botucatu quer título “Município de Interesse Turístico”

A Prefeitura de Botucatu, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Turismo realizou o encontro “Municípios de Interesse Turístico: critérios para a classificação”. O evento que contou com a palestra do presidente da Associação dos Municípios de Interesse Turístico. Jarbas Favoretto, foi realizado do Cine Teatro Nelli.

Ele reuniu mais de 50 participantes de diversos municípios como Bauru, Ribeirão Grande, Anhembi, Bofete, Pratânia, Pardinho, Cesário Lange, São Manuel, Jumirim, São Paulo, Lençóis Paulista, Sarapuí, Torre de Pedra e Boituva.

Durante a palestra, Favoretto explicou que as cidades que conquistarem a classificação do título de Município de Interesse Turístico receberão o repasse de recursos que gira em torno de R$ 600 mil anuais.  “No máximo 140 municípios poderão se tornar como de ‘Interesse Turístico’ no Estado de São Paulo. Essa verba de 600 mil reais será destinada para o departamento de Turismo da Cidade para alavancá-lo”, explica.

Ele ainda destaca que os principais requisitos para a obtenção da classificação do título de Município de Interesse Turístico  é que a Cidade deve ter um Conselho Municipal de Turismo em funcionamento com a lei conforme modelo o Estado de São Paulo, inventário e Plano Diretor específico ao Turismo. “Botucatu tem um grande potencial”, comenta.

A obtenção deste título é também um pré-requisito para que os Municípios de Interesse Turístico possam, futuramente, pleitear a categoria de “Estância Turística”, na qual fazem parte cerca de 70 cidades do Estado, que consequentemente recebem um valor maior para o desenvolvimento do turismo local.

O secretário de Esportes, Lazer e Turismo, Antonio Carlos Pereira (foto), enfatiza que Botucatu está se empenhando para obter a classificação de Município de Interesse Turístico e conta com os principais requisitos exigidos. 

“Temos um Conselho Municipal de Turismo atuante de caráter deliberativo e Botucatu também traz diversos roteiros turísticos não somente de esporte de aventura como também na parte cultural e religiosa. Estamos realizando todo o processo para pleitear este título e vamos encaminhá-lo para o deputado estadual Fernando Cury que fará está importante ligação com a Secretaria de Turismo do Estado”, explica.