Botucatu promove encontro sobre gestão urbana

Botucatu será palco nesta quinta-feira (9), a partir das 19 horas, no Instituto Toledo de Ensino (ITE), do quarto Workshop de Sustentabilidade da International Business Sustainable Practices (IBSP). O tema é Gestão Urbana e seus Desafios. O encontro é aberto ao público de forma gratuita, com previsão de reunir mais de 300 pessoas.

Evento contará com as seguintes presenças: Roberto Colenci, diretor da Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Botucatu, que abordará o tema Mobilidade Urbana; Adriana Prado, da coordenadoria de gestão da Cepam (Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal) fundação do governo do estado de São Paulo, vinculada à Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional; e Izaias Colino, vereador e advogado, que fará uma explanação sobre o Código Municipal do Meio Ambiente.

“Este seminário nos ajudará com subsídios para a construção do Plano Municipal de Mobilidade Urbana, projeto hoje liderado pela Secretaria Municipal de Mobilidade. Dos grandes desafios enfrentados pelos municípios brasileiros, a mobilidade e a acessibilidade tem se destacado nas agendas municipais”, argumenta o assessor em Políticas de Inclusão da Prefeitura de Botucatu, Paulo Malagutte (foto).

O evento marca os 50 anos da Partner of the Americas no Brasil, com promoção da Equalize Ambiental e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e apoio do ITE, Senac, Fatec e Prefeitura de Botucatu.

Vale lembrar que o workshop diferencia-se de uma palestra, por alguns eixos conceituais básicos. Nele, a platéia não é apenas mera espectadora. Em determinados momentos (ou em todos eles, dependendo da organização do trabalho e do estilo de aprendizado proposto), o auditório é convocado a participar, normalmente vivenciando experiências que remetem ao tema em discussão.

Nesse sentido, o workshop tem caráter mais prático e sua realização requer, do palestrante uma profunda abertura ao diálogo, ao envolvimento, ao confronto. Normalmente, durante um workshop, estimulam-se trabalhos de recortes, de construções em sub-grupos, de organizações de painéis, de plenárias com recursos multimídia. As palestras ou conferências são muitas vezes orientadas por um perito em determinado assunto e o workshop em continuação pode ser fonte de prática ou contribuições da criatividade e inteligência para ulterior desenvolvimento.