Botucatu oferece serviço ? primeira semana do bebê

O pequeno Thomaz Lopes completou seu sétimo dia de vida com uma consulta na Clínica do Bebê de Botucatu, onde passou por avaliação física, teste do pezinho, orelhinha e tomou todas as vacinas necessárias na primeira semana de vida. Thomaz nasceu dia 27 de julho na maternidade da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e é o segundo filho de Kelly Cassiane Rojas Dultra, 32 anos, que ficou encantada com o trabalho desenvolvido na Clínica do Bebê.

“Nunca imaginava que existia um local como este em Botucatu, um espaço agradável com funcionários atenciosos, onde meu filho passou por todos os exames e tomou suas primeiras vacinas”, relata a mãe de Thomaz.

A Clínica do Bebê foi inaugurada em Botucatu em julho deste ano, no Espaço Saúde “Professora Cecília Magaldi”, na Avenida Santana, região central da Cidade e em um mês de funcionamento já atendeu mais de 65 bebês.
Ela traz para o Município um serviço pioneiro voltado para os cuidados da primeira infância, um espaço de atendimento multidisciplinar, onde todas as crianças de Botucatu durante a primeira semana de vida irão passar por avaliação precoce de riscos e diagnósticos. O local conta com recepção, três consultórios, cantinho de amamentação, sala de procedimentos, sala de estar e trocador.

Com a Clínica do Bebê todas as crianças nascidas em Botucatu, tanto na rede pública como privada, são visitadas por uma equipe e agendada uma consulta, onde serão avaliadas em todos os aspectos e a família, sendo orientada a fazer exames, testes e vacinas.

A enfermeira responsável pela Clínica do Bebê, Michele Cristina de Oliveira Minharro, explica que este serviço a longo prazo auxiliará na diminuição da mortalidade infantil na Cidade, estimulará o aleitamento materno exclusivo, e irá rastrear o acompanhamento do recém-nascido de risco. “Além da avaliação física e social na primeira consulta os profissionais também conseguem identificar casos de depressão pós-parto e negligência”, esclarece.

Ela ainda reforça que a serviço está sendo referenciado pelos pediatras e funcionários dos hospitais públicos e particulares e até o momento nenhuma consulta foi desmarcada. “A adesão está sendo muito boa, isto mostra que o objetivo foi atingido e muitas gestantes já passaram por aqui para ver de perto o serviço que será oferecido ao seu bebê na primeira semana de vida”, ressalta.

{n}Entrega de enxovais{/n}

Todas as crianças que são atendidas pela equipe da Clínica do Bebê também são encaminhadas para uma assistente social e em caso de não terem condições financeiras receberão além dos cuidados, um enxoval para criança.

Esse enxoval básico adquirido pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Botucatu é entregue pela própria Clínica do Bebê e conta com pares de meias, macacão, calça, cobertor, manta, touca, body (bori), fraldas descartáveis e de pano.

Para a primeira dama e presidente do Fundo Social, Rachel Ferronato Cury, a Clínica do Bebê de Botucatu tem um serviço diferenciado dos outros municípios. “Esta é a fase mais importante da vida que forma o cidadão. Só tenho a parabenizar a equipe da Clínica pelo trabalho realizado de forma exemplar e pioneiro no País e a entrega desses enxovais só vem a somar, já que existem famílias em vulnerabilidade social e não tem condições de compra um enxoval para seus bebês”, comenta.

Da Assessoria