Botucatu inicia mais uma turma do Time do Emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Botucatu iniciou nesta terça-feira (13), com a participação de 20 pessoas, as atividades de mais uma turma do Time do Emprego. Elas seguem até 31 de julho, sempre no PAT, instalado na Casa do Cidadão. Desta vez o público alvo do Time do Emprego em Botucatu é de jovens com idade de 16 a 21 anos, que estão em busca do primeiro emprego.

O programa da Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (Sert) oferece orientação profissional e apoio ao trabalhador que está em busca de uma recolocação no mercado de trabalho. Em Botucatu, o Time do Emprego tem a parceria da Prefeitura de Botucatu, que sede os facilitadores que ministram os encontros e fornece lanche aos participantes.

{n}Orientação profissional{/n}

Os conteúdos do Time do Emprego são desenvolvidos durante seis encontros (dois por semana), de três horas cada um. Os participantes formam um grupo para troca de experiências e procura conjunta por emprego ou ocupação. Durante os encontros os participantes recebem orientações sobre elaboração de currículo, preparação para entrevistas, marketing pessoal e técnicas de como procurar a melhor vaga de emprego para o perfil de cada pessoa.

Também são incentivados a conhecerem suas habilidades e competências, além de estabelecerem metas de trabalho e de vida para que tenham sucesso na busca por um novo emprego. Em Botucatu já foram organizados, nos últimos quatro anos, 12 turmas (média de 20 participantes cada) pelo Time do Emprego.

O saldo é positivo: 80% daqueles que efetivamente participaram do treinamento foram recolocados no mercado de trabalho. Em todo o Estado, mais de 23 mil pessoas foram beneficiadas pelo programa. Apenas no primeiro semestre de 2013 foram formados 107 “times” em todo o Estado, com 2.151 participantes e 725 empregados.